segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

População cria associação em defesa da Serra da Capivara


Um grupo composto por artistas, ambientalistas, jornalistas, políticos, arquitetos, advogados, pesquisadores, médicos, entre outros profissionais decidiu se mobilizar e criar uma associação em defesa do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sudeste do Piauí, distante 525 km de Teresina. O objetivo da mobilização, inédita, é viabilizar apoio para preservar a reserva ambiental que todo ano passa por dificuldades financeiras e tem o seu patrimônio cultural e natural ameaçado.

A ideia de levantar a responsabilidade e fortalecer a união dos piauienses em defesa da riqueza arqueológica da Serra da Capivara partiu, alguns meses atrás, da jornalista Marta Tajra e ganhou força através da internet e das redes sociais. Em Teresina logo se formou um movimento embrionário para o nascimento de uma ONG que terminou sendo batizada de Associação dos Amigos do Parque Nacional da Capivara, criada oficialmente no último final de semana na cidade de São Raimundo Nonato com aprovação de estatuto e eleição da primeira diretoria.

O evento aconteceu no auditório do Museu do Homem Americano e contou com a presença da arqueóloga Niéde Guidon, homenageada por sua batalha em busca do desenvolvimento da Serra da Capivara. Em sua breve fala, Niéde fez questão de agradecer o apoio da mobilização popular e salientar que o maior problema da região é a paralisação das obras do aeroporto que impede que o turismo no parque possa avançar com bases sustentáveis.

Apesar do movimento em defesa da Serra da Capivara ter sua origem na capital Teresina, mobilizando importantes representantes dos mais variados segmentos da sociedade, seus criadores apostam que dado o pontapé inicial, ele deve crescer para todo o Piauí e ultrapassar fronteiras no Brasil e no exterior. Para isso, já está em andamento um manifesto de apoio ao parque nacional que vem coletando assinaturas que serão entregues ao governador Wilson Martins (PSB).

Nos próximos meses o objetivo da Associação dos Amigos do Parque Nacional da Capivara será focar as ações do grupo em busca do maior número de sócios contribuintes. No evento ficou claro que apenas com esse apoio é que eles poderão viabilizar seus objetivos. Para a presidência da ong foi eleita a empresária Rosa Trakalo, que trabalha com turismo na região desde o início da década de 1990 e conhece bem os problemas e o potencial da Serra da Capivara.

Do Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário