quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O vaqueiro mais velho do Brasil é do Piauí! Agora é oficial.


João José
João José
O vaqueiro mais velho do Brasil é do Piauí! Agora é oficial.
João José Dias, vaqueiro de 109 anos, do município de Várzea Branca-PI, microrregião de São Raimundo Nonato-PI, é o vaqueiro mais velho do Brasil. Em setembro ele completará 110 anos.
(Vaqueiro João José)
(Vaqueiro João José)
O escritor Marcos Damasceno, depois que o conheceu e fez uma homenagem a ele, no seu livro sobre o vaqueiroZé Grande, intensificou pesquisas no sentido de confirmar sobre o fato de ele ser o mais velho do Brasil. Até então, o vaqueiro considerado o mais velho era de Serrita-PE, com 96 anos de idade. O escritor contou com ajuda de algumas instituições e de alguns pesquisadores de diversos Estados brasileiros. Inclusive, o humorista João Cláudio Moreno se empenhou bastante por esse reconhecimento. Todos nós festejamos essa confirmação. E nos orgulhamos de João José.
(João José e o governador Wilson Martins)
(João José e o governador Wilson Martins)
 Palavras do governador Wilson Martins:
- João José é uma maravilha do Piauí. Exemplo de vida. E orgulho da nossa gente. Conhecer uma pessoa como ele, é uma grande satisfação.

(Senador Wellington Dias, João José e o escritor Marcos Damasceno)
(Senador Wellington Dias, João José e o escritor Marcos Damasceno)
Palavras do senador Wellington Dias:
- João José é filho do Piauí. Orgulho dos piauienses. Patrimônio do nosso povo. Damasceno fez uma grande iniciativa.
- Quando tomei conhecimento do vaqueiro João José fiquei logo contente, ao tempo em que fiquei também admirado: “Uma pessoa com essa idade?! E ainda um vaqueiro?!” João Melancia, seu neto, e prefeito, meu amigo, me mostrou muitas fotos dele e suas histórias. Logo vi a importância de divulgarmos esse ilustre brasileiro. O ‘Saoraimundo.com’ fez logo um registro. E passamos a buscar espaço para o reconhecimento dele. No meu livro, não soube a tempo se ele era realmente o mais velho do Brasil. Sabia que era o mais velho do Piauí. Disso eu tinha certeza. De maneira, que coloquei que era o mais velho do Piauí.
- Mas não me conformei, e fiquei durante meses pesquisando, entrando em contato com instituições e amigos. João Cláudio Moreno me ajudou muito nessa empreitada. Até que confirmamos: João José é o vaqueiro velho do Brasil. Mas tivemos que provar. Para tanto, ligamos para João Melancia e pedimos o Registro de Nascimento de João José. A partir daí, sim, ele passou a ser reconhecido oficialmente como o vaqueiro mais velho do Brasil. Só nos resta festejar, nos orgulhar de uma pessoa como João José. E o melhor, é filho do Sertão; é nosso irmão sertanejo.

por: Marcos Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário