sábado, 31 de março de 2012

População pede relógio para praça em São Raimundo Nonato

Segundo moradores a Praça do Relógio merece ganhar presente no ano do centenário.

No final dos anos 40, com a finalidade de melhorar um espaço comercial, o prefeito de São Raimundo Nonato Sr. Bitoso construiu uma praça. O local era o ponto de encontro de moradores da região que vinham na cidade todos os sábados. Eles chegavam montados em burros, cavalos, jumentos e na maioria das vezes a pé para comprar e vender mercadorias como: farinha, tapioca, feijão e milho. 

Pelo fato da praça ter a forma de uma roda todos chamavam carinhosamente de RODINHA DO BITOSO. Mais tarde, no início dos anos 70, já na gestão do prefeito Newton Macêdo recebeu o nome de Praça Júlio Paixão a qual foi colocado um grande relógio e que todos passaram a chamá-la carinhosamente de PRAÇA DO RELÓGIO.

Veja a mudança da praça durante as décadas:



A praça do Relógio deixou de ser o ponto comercial para se tornar o ponto de encontro dos amigos, dos namorados que se encontravam no barzinho que ficava no centro da praça o BAR ÁGUA VIVA , das crianças que brincavam e passeavam sem se preocupar com o horário pois o relógio lembrava a cada segundo a hora que o pai determinara para chegar em casa , também se tornou o local de movimentos populares.

Em 1993, na gestão do prefeito Gaspar Ferreira, contra a vontade popular, a praça foi demolida para ganhar uma nova forma, uma forma que não agradou a população. Hoje temos um ambiente descaracterizado, sem o relógio, sem barzinho, sem aquele verde das árvores, sem o colorido das flores, sem crianças brincando, sem casais namorando nos banquinhos, sem alegria, sem vida e assim toda a história que havia naquela simples e aconchegante praça ficou perdida em um amontoado de concreto. 

Hoje, 19 anos após a retirada do relógio e passar por 4 administrações que não tiveram interesse ou oportunidade em repor o relógio. No ano do centenário vários populares pedem a instalação de um grande relógio para a praça e dar jus ao nome. 

Em entrevista o jovem Luiz Eduardo de 19 anos que não teve a oportunidade de ver o relógio na praça, diz que seria o melhor presente para o centenário da cidade. -"Seria o melhor acontecimento para a cidade, os governantes deveriam se interessar e presentear a cidade, os jovens iram adorar", diz Luiz Eduardo.

Durante as eleições de 2008, o atual prefeito Padre Herculano garantiu em palanque que o relógio na praça voltaria.

Por Darlan Ribeiro - redacao@saoraimundo.com
Com informações do site da Fumdham

Nenhum comentário:

Postar um comentário