domingo, 22 de janeiro de 2012

Municípios da região de S.R.Nonato decretam estado de emergência

Enquanto em Teresina nos últimos dias o clima é de chuvas, em alguns municípios a situação é de escassez de água. Segundo dados da Secretaria Estadual de Defesa Civil, 15 Prefeituras Piauienses já decretaram situação de emergência devido a estiagem/seca. Ao todo, 98.034 pessoas já estariam sendo atingidas pela escassez hídrica.


Segundo a Defesa Civil, todas as famílias atingidas já estão recebendo apoio da pasta, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Dentre as ações desenvolvidas, está a implantação de pequenas adutoras em 77 cidades do semiárido piauiense, que somam investimentos de R$ 30 milhões. São 1,6 milhão de metros de tubulações que estão sendo instalados, sendo que 98% da etapa já foi concluída.


Outras ações serão nas áreas de instalação de chafarizes e reservatórios de água, além dos carros-pipa que estão abastecendo famílias. A Defesa Civil alertou ainda que a previsão é de que, a partir de fevereiro, seja iniciado o período de chuvas intensas em todo Estado, baseado nos boletins diários enviados pelo Instituto Nacional de Meteorologia Seção de Previsão de Tempo (Sepre).


A recomendação é de que as Prefeituras iniciem o trabalho de desobstrução de córregos e bueiros para que haja vazão das águas. "Boa parte dos problemas com enchente se dá por falta de estrutura, limpeza nos rios", alertou a assessoria técnica da Secretaria de Defesa Civil, adiantando que informações estão sendo divulgadas pela internet através das redes sociais como Facebook e twitter onde a população pode obter mais informações.


Municípios da região que decretaram Estado de Emergência:


ANÍSIO DE ABREU- 4.938 Pessoas afetadas
VÁRZEA BRANCA- 5.206 Pessoas afetadas
SÃO BRAZ DO PIAUÍ- 4.289 Pessoas afetadas


Do GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário