sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM 2011: Em Petrolina, estudantes se agitam com boato de vazamento do tema da redação


São exatamente 9:35 da manhã de sábado (22 de outubro). Há poucos minutos, mais de 24 horas antes de a prova de Redação ser aplicada,  começamos a receber de estudantes telefonemas sobre um suposto vazamento do tema da redação do Enem 2011.
De acordo com alguns estudantes, o Tema da Redação do Enem 2011 já teria vazado. Seria algo relacionado a : O Povo indígena e a Justiça brasileira.
Pode ser que não passe de boatos, mas estamos escrevendo este texto com demarcação de hora e data, para garantirmos que, caso tenha havido mais esse demonstrativo de que o MEC não possui condições (ao menos, ainda) de manter a logística para milhões de jovens, é preciso que as universidades tenham a responsabilidade de criar uma segunda fase de Redação para garantir a segurança da honestidade do processo nesse sentido.
Já havíamos dito na imprensa local, nesta semana, que o fato de as provas chegarem, em média, às 7 a manhã do sábado e ficarem apenas sob a responsabilidade de quem vai aplicar as provas, sem que haja uma fiscalização policial, em sala trancada,  é algo que põe o processo num tom muito vulnerável.
O certo seria a designação de policiamento para vigiar uma sala de cada instituição até o momento da aplicação, visto que, além das provas oficiais, há, também, provas extras, que podem ser violadas – como aconteceu no ano passado, quando a coordenadora de uma escola abriu a prova excedente e olhou o tema, passando-o ao filho em Petrolina.
Depois do cancelamento da prova em 2009 e do episódio do vazamento do tema no ano passado, quando o MEC se omitiu, os jovens ficaram entristecidos e e desconfiados quanto ao Enem – embora saibam que é o meio obrigatório para se chegar à maioria das universidades.
Esperamos que não seja verdade, que tudo não passe de boatos. Mas este registro é uma tentativa de que esse processo que envolve a vida de milhões de meninos e meninas de todo o país não lhes tire o senso de justiça num país já tão desacreditado do ponto de vista ético.
Fonte: blogfolha.com

Um comentário:

  1. Tomara que não seja verdade mesmo. tenho dois filhos fazendo o exame do enem-2011 e com certeza não vou deixar que fiquem em desvantagem frente a estes que tiveram acesso ao "tema" antes da prova de redação. Se for verdade, está na hora das autoridades tomarem medidas mais rígidas em relação a segurança desse acontecimento. Afinal de contas é o futuro de milhões de jovens de todo país que está em jogo e não é justo que uma minoria seja previlegiada.

    ResponderExcluir