Após 20 dias de paralisação, em busca de melhorias para o campus a comunidade acadêmica da UNIVASF campus serra da capivara retorna as aulas nessa segunda feira, dia 10 de outubro, mas avisa que mesmo com a volta das atividades de docência, o movimento continua com reuniões e deliberações previstas em busca de soluções das reivindicações perante à Petrolina e outros Órgãos competentes.
Veja abaixo o documento:
MANIFESTAÇÃO SOBRE DEMANDAS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DO
CAMPUS DE SÃO RAIMUNDO NONATO QUE FORAM APRESENTADAS E
DISCUTIDAS COM REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA
UNIVASF EM REUNIÃO OCORRIDA 03 E 04/10/2011
1. DOS FATOS:
a) O movimento intitulado UNIVASF-SRN-SIM elaborou em 22/09/2011 uma lista de pontos
reivindicatórios que foram detalhados como necessidades do Campus da Capivara (I, II, III
e IV), categorizando-as respectivamente como: i) ações emergenciais; ii) ações de curto
prazo; iii) ações de médio prazo e iv) ações de longo prazo.
b) Nos dias 03 e 04/10, por determinação do Vice-Reitor no Exercício do Cargo de Reitor, uma
Comissão composta pelo Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Pró-Reitor de Ensino,
Prefeito Universitário, Diretor de Manutenção e Diretor do Núcleo de Tecnologia de
Informação, reuniu-se com a comunidade acadêmica em São Raimundo Nonato, com o
objetivo de ouvir e se apropriar das demandas elencadas, compromissados em prestarem
todas as informações e esclarecimentos possíveis, de forma a se ter a maior clareza sobre as
mesmas.
c) Em 4/10, no retorno a Petrolina, a Comissão reuniu-se com o Vice-Reitor que recebeu as
informações e determinou que fossem levantadas junto aos setores competentes da
administração, possibilidades e formas de atendimento, de tal modo que não restassem
dúvidas quanto a motivação para o saneamento possível das situações problemas detectadas.
d) Diversas intervenções foram realizadas junto aos setores com esgotamento de consultas na
área orçamentária e jurídica para que algumas decisões fossem tomadas com o máximo de
segurança possível, por envolver decisões que necessitavam de exposição de motivos e
justificativas para serem implementadas.
e) Em 7/10 a partir das 19 h, a Comissão apresentou ao Vice-Reitor um Plano de Providências
(em anexo) que depois de analisado e verificada a viabilidade de implementação, foi
aprovado e autorizado a ser comunicado ao MOVIMENTO.
2. SOBRE OS ENCAMINHAMENTOS E PROVIDÊNCIAS ADOTADAS
O Plano de Providências a que se refere a letra e contempla a descrição detalhada das
necessidades e suas respectivas formas de implementação ou status decisório. A Comissão foi
autorizada pelo Vice-Reitor a declarar o seu empenho e comprometimento para continuar tratando
das demandas remanescentes no interesse maior de estabelecer uma dinâmica que possibilitasse os
demais encaminhamentos.
PLANO DE PROVIDÊNCIAS
Anexo à Manifestação da Administração Superior da UNIVASF
sobre as demandas elencadas pelo Movimento UNIVASF-SRN-SIM
1 Sobre a Residência Universitária:
a) O mobiliário foi adquirido em 30.09 e os itens deverão ser entregues até 30.10. Assim que
forem recebidos serão imediatamente transferidos para o Campus de São Raimundo Nonato.
b) Um empregado terceirizado será contratado durante a próxima semana para apoio na limpeza
da residência;
c) Será disponibilizada de forma imediata uma geladeira cedida e deslocada pelo REUNI.
Obs: Apenas os aparelhos de DVD e micro-ondas não tiveram sucesso na licitação.
2 Motorista e ônibus:
a) Apesar das restrições, uma consulta orçamentária e jurídica, possibilitará a viabilização de
contratação, de forma excepcional, de mais um motorista para o campus.
b) O micro-ônibus ainda aguarda a chegada do pára-brisa novo para reposição, devido a
dificuldade com fornecedores, mas está sendo encaminhado outro para apoio, nesta data.
c) A aquisição de novos veículos encontra-se suspensa por determinação de Decreto Federal,
sendo permitida em casos excepcionais, que não se enquadram em nossa situação no ano de
2011. O setor de transporte irá discutir possibilidades de atenuação do problema em
discussão conjunta com os representantes do movimento.
3 Rede wireless, aumento de velocidade da internet e vídeo conferência:
De acordo com informações do Diretor do NTI, já fornecidas de forma presencial, essas
demandas dependem obrigatoriamente do aumento da velocidade do link da Rede Nacional de
Pesquisa (RNP) o que já foi solicitado e está tramitando junto à sua sede em Brasília. O sistema de
protocolo está em fase de implantação no Sig@, que é administrado por equipe de desenvolvedores
localizados na UFPE.
4 - Material de consumo atividades de campo e laboratório:
a) A planilha indicando o status atual das demandas do curso de Arqueologia foi encaminhada
nesta data aos professores solicitantes.
b) As demandas de Ciência da Natureza devem ser encaminhadas pelos professores diretamente
para o REUNI, constantes nas licitações realizadas para aquisição.
5 - Manutenção dos equipamentos:
Ainda está sendo analisada a forma de viabilizar o uso do cartão institucional de
pagamentos. Solicitamos desde já a indicação de um servidor técnico para posterior capacitação e
utilização do mesmo.
6 - Purificadores de água:
Estão sendo adquiridos, mediante processo de dispensa de licitação, 03 aparelhos: 02
para os blocos do campus e 01 para a residência estudantil.
7 - Prestação de contas:
A aplicação dos recursos do REUNI será apresentada pelo seu coordenador, Prof.
Manoel Messias, em reunião agendada para acontecer em 13/10. Quanto a prestação de contas dos
investimentos da UNIVASF os mesmos podem ser acessados no relatório de gestão da Univasf de
2010, a partir do endereço:
<http://www.univasf.edu.br/institucional/arquivos/relatorio_de_gestao_UNIVASF-2010.pdf>.
8 - Manutenção dos veículos:
A manutenção dos veículos segue a um cronograma que depende da quilometragem
indicada no Manual do Fabricante. Manutenções esporádicas e excepcionais deverão ser requisitadas
pelos usuários responsáveis de forma a impactar o mínimo possível a rotina do Campus.
Será discutido e apresentado um plano de manutenção de modo a reduzir o impacto para
o campus quando da necessidade desses serviços.
9 - Conclusão de laboratórios (obra em construção):
O engenheiro da manutenção da Univasf esteve na CEPISA na terça-feira, ficando o
órgão de encaminhar com brevidade, o orçamento para execução dos serviços de realocação da rede
elétrica de alta tensão. Está mantida a previsão de entrega das obras para março de 2012, ao tempo
que reforçamos a necessidade de definição dos layouts definitivos quando da visita da equipe da
infra-estrutura, agendada para o dia 14/10.
Em relação às aulas de biologia e química, a alternativa de uso da sala da FUNDHAM e
da Cantina, mostra-se mais viável no momento, cabendo aos docentes encaminhar ao REUNI a
solicitação de materiais necessários.
10 - Reposição dos técnicos exonerados:
a) Para a efetivação de uma vaga de bibliotecária está sendo contatado candidato aprovado em
concurso do IF para saber do interesse em assumir.
b) Para o preenchimento de vaga de técnico administrativo será necessário realização de
concurso público.
c) O topógrafo está apoiando as atividades de todos os campi, mas está a disposição para
atendimento das demandas do campus SRN, sempre que necessário, como já vem acontecendo.
11 Livros:
Segue no anexo a relação do acervo até setembro/2009. Tão logo tenhamos o
fechamento da aquisição de 2011, encaminharemos a relação atualizada e a disponibilidade de
recursos para aquisição de 2012.
12 - Novas obras e ações de paisagismo, laser e acessibilidade devem ser tratadas com a equipe de
infra-estrutura na próxima semana.
13 - Centro de convivência:
Estão sendo encaminhados os processos licitatórios da concessão da cantina e xerox e
tão logo o Edital seja disponibilizado, a equipe irá à São Raimundo para contatos com possíveis
interessados. Caso alguém conheça algum interessado, por favor nos encaminhe o contato.
Ressaltamos que o funcionamento da cantina será após a liberação do uso da mesma como o
laboratório de química.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
As informações prestadas abrangeram providências possíveis em relação ao tempo
disponível e nos colocamos à disposição para futuros esclarecimento, para o que aguardamos uma
avaliação positiva desse movimento e a retomada da normalidade do Campus.
Prof. René Geraldo Cordeiro Silva Junior PROPLAD
Prof. Jorge Luis Cavalcanti Ramos PROEN
Eng. Luiz Eduardo Marangoni - Prefeito Universitário
Petrolina, PE, 7 de outubro de 2011
Por: Danilo Sabino
Nenhum comentário:
Postar um comentário