sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cientistas identificam vírus fatal que faz cobras darem nós em si mesmas

Um estudo recém-publicado nos Estados Unidos identificou o vírus que parece ser o causador de uma doença fatal que afeta cobras em cativeiro, fazendo com que elas deem nós em si mesmas e percam seu controle motor. O mal, chamado Doença do Corpúsculo de Inclusão Viral (IBD, na sigla em inglês), existe há décadas, mas não tem cura e atinge cobras constritoras como jiboias e sucuris.



Quando doentes essas cobras passam a adotar um comportamento estranho, como ficar olhando fixamente para o céu, girar e até enrolar-se em nós. E, uma vez que estejam presas em si mesmas, elas não conseguem se desatar. A doença causa problemas respiratórios e uma paralisia muscular generalizada.

Há tempos suspeitava-se que o mal era causado por um vírus, mas até recentemente a natureza da doença era desconhecida. Agora, uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, publicada no periódico mBio, acredita ter identificado o vírus, ao analisar amostras tiradas de cobras diagnosticadas com o IBD, usando técnicas de sequenciamento de DNA.

Origens

Em algumas das cobras identificou-se material genético estranho - como ácido nucleico -, parecido com o encontrado em vírus da família arenavírus. Essa família inclui vírus associados à febre hemorrágica em humanos. Mas não há nenhum indício de que esse vírus recém-descoberto possa passar de cobras a humanos. Os cientistas também conseguiram cultivar o vírus, a partir de amostras tiradas de uma das cobras.

O pesquisador Mark Stenglein, coautor do estudo, disse que "ainda não há evidência formal de que o vírus cause a doença, mas há uma boa correlação (entre o mal e a presença do vírus). Também é possível que outros vírus ou patógenos causem sintomas parecidos".

Os arenavírus podem ser divididos em dois grupos principais, com base na localização das espécies que eles afetam - vírus Novo Mundo vêm das Américas, e vírus Velho Mundo são encontrados na África e na Ásia. Geneticamente, porém, o vírus recém-descoberto é diferente desses dois grupos.

O editor do periódico, Michael Buchmeier, professor de doenças infecciosas na Universidade da Califórnia em Irvine, acredita que os vírus das cobras podem vir de vírus que precederam as ramificações Novo e Velho Mundo. A nova descoberta segue-se a uma pesquisa semelhante, publicada em abril de 2012 no periódico Infection, Genetics and Evolution, descrevendo o isolamento de um novo vírus que afeta cobras - este na Austrália -, mostrando sintomas bem parecidos aos do IBD. No entanto, o vírus isolado nesse estudo pertencia a uma família diferente, conhecida como paramixovírus.

Jim Welleham, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade da Flórida, autor do estudo do paramixovírus, disse que "a epidemiologia desse vírus é diferente (do IBD)". Mas ele também é fatal. "(O paramixovírus) age rapidamente. Diversas cobras morreram em uma semana".

Contagioso

Não está claro como o vírus do IBD se espalha, mas ele é altamente contagioso entre cobras. Uma possível forma de transmissão é pela inalação - seja diretamente de outra cobra contaminada ou indiretamente, de solo contaminado ou pelo manuseio dos animais.

Por enquanto, a doença parece ser restrita a cobras em cativeiro. Mas alguns cientistas temem que a soltura de cobras criadas cativas possa, inadvertidamente, levar essa doença à natureza selvagem.

Já Wellehan opina que "esses vírus vêm infectando cobras atuais e seus ancestrais por pelo menos 35 milhões de anos. É possível deduzir que cobras selvagens também estão contaminadas".

Fonte:TERRA

Entenda a polêmica do novo Código Florestal


Proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o novo Código Florestal já sofreu diversas modificações desde que foi apresentado pela primeira vez - dividindo ruralistas, ambientalistas e estudiosos.

O projeto foi aprovado em 24 de maio de 2011 pela Câmara dos Deputados, por 273 votos a 182, e atualmente aguarda votação do Senado Federal. O relator do Código Florestal nessa instância é o senador Jorge Viana (PT-AC), representando a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Se for aprovado pelo Senado, o texto ainda deverá ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. 
As principais diferenças entre o novo Código Florestal e o que está em vigor estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou.

Segundo o novo texto, as propriedades que utilizam topos de morros e encostas, terrenos conhecidos como APPs, para plantio de maçã, café e uva, por exemplo, além de pastoreio extensivo, continuam onde estão localizadas, sem serem consideradas irregulares. Outras exceções de ocupação de APPs seriam tratadas no decreto presidencial.

Outro ponto que é bastante discutido no novo texto trata sobre as plantações em margens de rios. A medida de conceder ao governo a prerrogativa de autorizar plantações nestas áreas desagrada a oposição, que entende isto como "um cheque em branco". No entanto, a medida foi acordada entre o primeiro relator, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP), os líderes da base e o Executivo.

Apesar de haver consenso quanto ao tipo de alteração necessária, existe um debate sobre a urgência na votação. A bancada ruralista queria aprová-lo rapidamente para pôr fim à "instabilidade jurídica", que dá margem a diversas interpretações em pontos polêmicos. Os especialistas defendiam uma modernização, mas queriam adiar a votação para dar tempo a uma discussão mais ampla do projeto. Já a chamada bancada verde quer mudanças, porém diferentes das propostas por Rebelo, por isso a entrada de Viana foi tida como importante.

O Código Florestal foi criado em 1965 e tem como objetivo regulamentar a exploração da terra no Brasil. Sua elaboração durou mais de dois anos e foi feita por uma equipe de técnicos. O texto estabelece parâmetros e limites para preservar a vegetação nativa e determina o tipo de compensação que deve ser feito por setores que usem matérias-primas, como reflorestamento, assim como as penas para responsáveis por desmate e outros crimes ambientais relacionado.


Conheça os pontos importantes e mais discutidos do novo Código Florestal:
  • ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs)

Um dos temas que provoca embates mais acirrados entre ruralistas e ambientalistas. A lei atual define como APP topos de morros e encostas íngremes, entre outros, e restringe sua ocupação. Também entram no conceito de APP as matas localizadas ao longo de leitos de rios, nascentes, lagos.

O relatório original flexibiliza o uso dessas áreas. Ambientalistas acreditam que deixar a definição das APPs a cargo de órgãos locais poderia causar a descentralização do Código e provocar diferenças gritantes entre os Estados.

Além disso, a legislação atual determina que deve-se preservar a vegetação numa faixa de 30 metros ao longo de cursos d'água que tenham largura de até 10 metros. O texto de Rebelo, entregue em 2 de maio, prevê a manutenção desta faixa. Anteriormente ele previa diminuir a extensão da área para 15 metros de mata nativa para leitos com até 5 metros de largura. O texto flexibiliza a forma como os proprietários rurais terão de cumprir esta exigência.


  • RESERVA LEGAL
A lei ambiental em vigor determina que todo proprietário rural deve manter preservada uma parcela de mata nativa - a Reserva Legal. Propriedades localizadas na região da Amazônia Legal devem preservar 80% da terra em áreas de floresta e 35% em áreas de cerrado. Em outros biomas, a exigência é de 20%.
O relatório mantém esses percentuais, mas desobriga propriedades de até 4 módulos fiscais de recompor a reserva desmatada ilegalmente até julho de 2008. O tamanho de um módulo fiscal varia de município para município.

Há locais, no Acre e no Amazonas, em que um módulo equivale a 100 hectares, o que quer dizer que propriedades de até 400 hectares nesses Estados podem ficar isentas de recompor Reserva Legal.

Ambientalistas temem que grandes propriedades sejam divididas artificialmente para se encaixar na brecha que a proposta pode abrir.

Outro detalhe que causa atrito reside na possibilidade de computar, no cálculo da Reserva Legal, a área abrangida por APP. Dessa forma, desconta-se da reserva o que o produtor possuir de área de preservação.

Ruralistas alegam entraves burocráticos principalmente para a averbação - registro em cartório das reservas mediante estudos técnicos - e dificuldades de cumprir os percentuais vigentes. O valor estimado para a recomposição da área desmatada é de, em média, 7,5 mil reais por hectare.
  • ANISTIA
O relatório em discussão na Câmara pretende suspender as multas aplicadas a proprietários rurais que desmataram até julho de 2008. Em compensação, eles terão de recompor a área degradada num prazo de 20 anos. Apenas os pequenos agricultores ficam desobrigados de recompor reserva.
Setores ambientalistas têm mostrado disposição e flexibilidade em discutir o assunto, desde que seja oferecido algum benefício àqueles que cumpriram a lei florestal.


  • SAIBA MAIS: Histórico do Código Florestal Brasileiro
O primeiro Código Florestal brasileiro foi instituído em 1934, por meio de decreto. Em 1965, o Congresso aprova o "Novo Código Florestal".

A partir da década de 1980 são editadas diversas alterações da lei: medidas provisórias, decretos, instruções normativas. Uma dessas medidas, o decreto 7.029, deve levar à ilegalidade de cerca de 90% das propriedades do país, por não cumprirem o código atual.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,entenda-a-polemica-do-novo-codigo-florestal,775440,0.htm

MR Produções fecha parceria com o Portal SRN para o show de Aviões do Forró

A MR Produções fecha parceria com o Portal SRN para o evento October Fest que acontecerá em Remanso-BA nos dias 27 a 30 de Outubro nos festejos da padroeira com as bandas Sérgio do Forró, Edson Lima & Gatinha Manhosa, Real Som, Cintura de Pilão, Dj Luíza Santie na Área Vip e Aviões do Forró.

O evento contará com a participação da JSA Eventos realizando o 1º encontro Nacional de Som Automotivo, e não para por aí nas mixagens os Top da Automotivo Sound fazendo aquela super Festa para voces.

A MR Produções fecha parceria com o Portal SRN para o show de Aviões do Forró

 
 Fonte: Portal SRN

Internautas usam Facebook para mostrar seca em Anísio de Abreu

Essa é a situação que se encontra o açude de Anísio de Abrreu - PI, leito do rio Piauí !!!

Internautas do município de Anísio de Abreu estão usando as redes sociais para mostrar a situação em que se encontra o açude no município. Para eles, o Governo deve se preocupar mais com a seca que vem 'detonando' o Piauí.

Açude em Anísio de Abreu-PI

 
 Fonte: Portal SRN

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Juiz defere "Cuim" e população comemora em Várzea Branca-PI

Os advogados da coligação “A Força Que Vem do Povo”, Dr. Wilson Neto e Dra. Yêda Reis consequiram o deferimento colocando o candidato “Cuim” na disputa eleitoral.
O candidato a prefeito Idevaldo Ribeiro da Silva, o "Cuim", e o candidato a vice-prefeito Ison Dias dos Reis, da Coligação "A Força que vem do povo", município de Várzea Branca-PI, tiveram as candidaturas deferidas pelo Juiz Eleitoral Fabricio Paulo Cysne de Novaes da 95ª Zona Eleitoral. A decisão foi publicada na manhã de hoje (08).

Na semana passada os candidatos foram indeferidos devido a ausência de prova de desincompatibilização do cargo de vereador pelo o candidato a vice Ison Dias dos Reis. Os advogados da coligação “A Força Que Vem do Povo”, Dr. Wilson Neto e Dra. Yêda Reis consequiram o deferimento colocando o candidato “Cuim” na disputa eleitoral.

EM TEMPO
Os populares do município de Várzea Branca-PI a todo momento entram em contato com oPortal SRN para confirmar a informação do deferimento do candidato. Segundo eles, a comemoração já acontece no município e deve se extender até a noite.

Candidato a prefeito de Várzea Branca "Cuim"


Decisão que defere o candidato "Cuim"


Decisão que defere o candidato "Cuim"



 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Justiça eleitoral publica a lista de candidatos com candidaturas indeferidas no Piauí


Foram indeferidas 380 candidaturas, sendo 21 candidatos a prefeito, 26 candidatos a vice-prefeito e 333 candidatos a vereador
Publicada a relação completa dos candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral no Piauí até a presente data.
Foram indeferidas 380 candidaturas, sendo 21 candidatos a prefeito, 26 candidatos a vice-prefeito e 333 candidatos a vereador.
Os principais motivos dos indeferimentos são a Lei da Ficha Limpa, débitos com a Justiça Eleitoral e infidelidade partidária. As candidaturas foram indeferidas pelos juízes de primeira instância nas diversas Zonas Eleitorais do Estado.
Ao todo são 10.362 candidatos a vereadores, prefeitos e vice-prefeitos no Piauí,concorrendo a vagas nas 224 Câmaras Municipais e Prefeituras.
Clique aqui e veja a lista de candidaturas indeferidas para prefeito
Clique aqui e veja a lista de candidaturas indeferidas para vice-prefeito
Clique aqui e veja a lista de candidaturas indeferidas para vereador
Fonte: GP1

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Candidatos a prefeito de Várzea Branca participam de debate e discutem propostas para o município



A Rádio Serra da Capivara realizou debate entre os candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Várzea Branca do Piauí nesta quarta-feira (01). Participaram João Dias “João Melancia” e Raimundo Braz da coligação “Nossa união é o amor a nossa cidade”, e Idevaldo Ribeiro e Izon Reis da coligação “A força que vêm do povo”. Eles responderam a perguntas da produção e também puderam fazer questionamentos de um para o outro.
Durante a entrevista o candidato Idevaldo Ribeiro afirmou que o município de Várzea Branca vem sendo administrado há 20 anos por uma oligarquia com histórico de autoritarismo, corrupção e nepotismo. Ele defendeu um governo que administre o município de forma participativa.
O candidato João Melancia rebateu as críticas destacando que foi eleito o terceiro melhor prefeito do Piauí, por isso precisa dar continuidade às obras de seu governo, pois o município é um canteiro de obras. Segundo ele, o candidato Idevaldo não está preparado para administrar a prefeitura.
Escute o áudio do debate aqui:


Áudio: Radio Serra da Capivara
Fonte: radio serra da capivara