domingo, 13 de maio de 2012

A Comissão Pró-Selo realiza Audiência Pública do Esporte em Várzea Branca


Hoje 09/05 foi realizada na câmara municipal a I Audiência Pública do Esporte, o evento foi comandado pela Comissão Pró-Selo de Várzea Branca. Esta Audiência teve como objetivo principal, mostrar o trabalho que já foi feito, levantar propostas para garantir melhorias na qualidade dos programas já existentes no Município.
O evento teve inicio com a fala do representante da Liga Desportiva Varzeabranquense o senhor Alberto que falou de sua criação do trabalho da liga já desenvolveu em Várzea Branca, ainda outros representantes do esporte local, e representantes de outras entidades, depois de apresentarem o levantamento sobre a situação do esporte no município, apresentaram propostas e encaminhamentos para um projeto de lei que regulamenta o esporte no município.
Mesmo não dispondo de estrutura física para a prática de esporte no Município, todas as Crianças e Adolescentes tem o direito garantido por Lei a praticarem esporte na Escola. Porém, o que ainda falta, são Profissionais qualificados e comprometidos com a causa.


Moradores de Várzea Branca reclamam do abastecimento de água feito em carro-pipa

A problemática da falta d’água continua fazendo parte da vida da população de Várzea Branca. A maioria das barragens já estão sem água, pois o município está enfrentando uma das maiores  secas dos últimos anos. A população ainda reclama que o exército faz má distribuição de água através de carros-pipa deixando algumas comunidades sem o abastecimento, os moradores dizem que estão tendo que comprar água e os valores muito altos.


Fonte:Várzeabranca.com

Asfalto será concluído após longa espera. Será?


A pavimentação de asfalto da estrada que liga o muni­cípio de Várzea Branca a Anísio de Abreu foi reiniciada nesta semana. e a promessa é que será concluída em breve. O término da obra põe fim a uma espera longa. A obra teve inicio em 2010 e até agora não foi concluída, a população espera que desta vez realmente seja concluída já que é a terceira vez que a empresa trabalha nesse pequeno trecho de 11 km.


Fonte:Várzeabranca.com

sábado, 5 de maio de 2012

II Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Naturais (2° ENECiNa)








O Centro Acadêmico de Ciências Naturais (Cacien) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na unidade acadêmica do Minicampus da UFAM, Bloco E, setor Sul, bairro do Japiim em Manaus-AM, organiza a IV Semana de Ciências Naturais (IV SemCiNat) e o II Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Naturais (II ENECiNa) para dá prosseguimento as discussões sobre as diretrizes curriculares nacionais das Licenciaturas em Ciências Naturais (LCN) acordado no 2º Seminário de Integração dos cursos de Licenciaturas em Ciências Naturais ocorrido em 2010 na USP em São Paulo.

LEIA MAIS EM: enecina2012@webnode.com


O tema do 2º ENECINA é Identificando o profissional de Ciências Naturais: possibilidades e desafios.
O 1º ENECiNa ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2010 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) localizado no campus da USP na zona leste da cidade de São Paulo organizado pelo Centro Acadêmico Mario Schoenberg. O objetivo do 1° ENECINA foi reunir, em caráter nacional, estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza e professores atuantes na mesma área para debate dos problemas existentes na formação, definição da identidade, perfil, regulamentação da profissão para concursos públicos, diretrizes curriculares do curso e atribuições dos profissionais e licenciandos em Ciências da Natureza.

O curso de Ciências Naturais proporciona uma formação geral no campo das Ciências Biológicas e Exatas, baseada no princípio entre ensino, pesquisa extensão, esses  que considerados o tripé da formação do profissional em Ciências Naturais. O  curso responsável em forma professores, que tem o dever de investir na visão critica, formando cidadãos éticos e comprometidos com a educação, entre tanto são diversos as áreas onde esse profissional pode atuar.

Com o objetivo de provocar reflexões acerca das diretrizes curriculares do curso de Ciências da Natureza, em âmbito nacional. Propomos, a partir deste evento: Incentivar a organização dos Centros Acadêmicos dos cursos de Ciências nas IES para a construção das diretrizes curriculares do Curso de Ciências da Natureza; Elaboração das propostas para o reconhecimento do Curso de Ciências da Natureza, visando à criação do Conselho Regional de Ciências Naturais; Discutir a reformulação do projeto político pedagógico do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas. Busca-se interagir com o seguinte público: Graduandos e professores dos cursos de Ciências Naturais das IES, pós-graduandos da área em Ensino de Ciências. As atividades desenvolvidas por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de pôsteres (pesquisa e extensão).

Propomos, a partir deste evento: Incentivar a organização dos Centros Acadêmicos dos cursos de Ciências nas IES para a construção das diretrizes curriculares do Curso de Ciências da Natureza; Elaboração das propostas para o reconhecimento do Curso de Ciências da Natureza, visando à criação do Conselho Regional de Ciências Naturais; Discutir a reformulação do projeto político pedagógico do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas.

Busca-se interagir com o seguinte público: Graduandos e professores dos cursos de Ciências Naturais das IES, pós-graduandos da área em Ensino de Ciências. As atividades desenvolvidas por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de pôsteres (pesquisa e extensão).

As inscrições ocorreram no período de 01 de maio de 2012 a 01 de outubro de 2012. As mesmas serão gratuitas, no entanto no ato do credenciamento estaremos recebendo 1 Kg de alimento não perecível, para serem doados a instituições de amparo a crianças especiais, abrigos ou asilos.
O evento prevê a participação COM ou SEM apresentação de trabalhos. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição individual através do "formulário de inscrição" e enviá-lo, para o email enecina2012@gmail.com.
Dias do evento: 01, 02 e 03 de outubro de 2012.
Inscrição no envento:
  • Inicio: 01 de maio de 2012.
  • Fim: 01 de outubro de 2012.
  • A inscrição está limitada as vagas. São 350 vagas para o 2º ENECINA.
Proposta de Minicurso e Oficina:
  • Inicio: 01/05/2012 a 16/06/2012.
  • Período de informação sobre os pareceres: 20/07/2012 a 17/08/2012.
Submissão de pôsteres:
  • Inicio da submissão de pôsteres: 01/05/2012 a 16/06/2012.
  • Período de informação sobre os pareceres das submissões: 20/07/2012 a 17/08/2012.

PROGRAMAÇÃO
HORÁRIO
2ª FEIRA
01/10/12
3ª FEIRA
02/10/12
4ª FEIRA
03/10/12
-
CREDENCIAMENTO (manhã e tarde)
-
-
8h30-10h30
ABERTURA OFICIAL
Apresentação cultural
OFICINAS
MINICURSOS
10h30-11h
INTERVALO
INTERVALO
11h00-12h30
GRUPOS DE TRABALHOS
GRUPOS DE TRABALHOS
12h30-14h00
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
14h00-16h00
PALESTRA 01
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES
PALESTRA 3
16h00-16h30
INTERVALO
INTERVALO
INTERVALO
16h30-18h30
PALESTRA 2
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES
MESA REDONDA 3
18h30-20h00
MESA REDONDA 1
MESA REDONDA 2
ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO
Apresentação cultural
Observação: temas das palestras, oficinas e minicursos a ser definidos no site do evento.


LEIA MAIS EM: enecina2012@webnode.com

Confira fotos de Ivete Sangalo em Gabriela


Ivete Sangalo já deu início às gravações como Maria Machadão, sua personagem no remake de Gabriela. Na trama, ela será a dona do Bataclan, o prostíbulo de Ilhéus. Peruca curta, unhas vermelhas, muitas joias e roupas de seda são parte do figurino, inspirado na moda dos anos 20.
Ivete gravou cenas com Leona Cavalli, que intepreta Zarolha, uma das meninas do Bataclan.
Fonte: Rede Globo

Ministério da Saúde suspende recursos de Várzea Branca


Uma Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (04) suspendeu a transferência de recursos financeiros aos municípios que apresentaram irregularidades na alimentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no mês de abril. Os recursos cancelados seriam destinados ao Componente de Vigilância e Promoção da Saúde, do Bloco de Vigilância em Saúde dos municípios.
Ao todo a Portaria Nº 867 suspendeu a transferência de recursos para 120 municípios de 18 Estados. O Piauí foi a unidade da federação que teve o maior números de municípios com recursos suspensos, foram 38. Os outros estados que tiveram municípios atingidos pela suspensão de recursos foram: Minas Gerais (13), Goiás (12), Bahia (09), Rio Grande do Norte (09), Paraíba (06), Maranhão (05), Mato Grosso (05), Pará (04), São Paulo (04), Ceará (03), Rio Grande do Sul (03), Santa Catarina (03), Rondônia (02), Rio de Janeiro (01), Roraima (01), Sergipe (01) e Tocantins (01).
Os municípios piauienses que tiveram os repasses suspensos são: Alto Longá, Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Assunção do Piauí, Barreiras do Piauí, Batalha, Belém do Piauí, Bom Princípio do Piauí, Brejo do Piauí, Colônia do Gurguéia, Currais, Curralinhos, Elesbão Veloso, Gilbués, Jacobina do Piauí, Jaicós, Juazeiro do Piauí, Manoel Emídio, Marcolândia, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Oriente do Piauí, Olho D’água do Piauí, Patos do Piauí, Pau Darco do Piauí, Pavussu, Redenção do Gurguéia, Ribeira do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio dos Milagres, São João do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes e Várzea Branca.
Fonte: portalaz

No Piauí, Frank Aguiar diz que pretende ser candidato a senador

O cantor e vice-prefeito de São Bernardo do Campo em São Paulo, Frank Aguiar (PTB), informou hoje(03) em Teresina, que deseja ser candidato a senador pelo Piauí e que neste ano vai apoiar Elmano Férrer à reeleição na capital. 
“Meu maior desejo hoje é ser senador, ser um representante daqui, da minha terra. A candidatura só é viável se tiver dentro de uma conjuntura e depende de muita coisa, não somente do meu querer, da minha vontade”, destacou Frank Aguiar.

Ele está em Teresina participando de um café da manhã da empresa Café Dom Camilo, no pólo industrial Sul. 
O cantor descartou a possibilidade de se candidatar neste ano e disse que vai se dedicar às comemorações de seus 20 anos de carreira. No Piauí, os shows estão previstos para o segundo semestre, juntamente com o lançamento do filme “O sonho de um sonhador”.
“Não pretendo ser candidato nas eleições deste ano, vou completar 20 anos de carreira e preciso me dedicar, senão o Brasil esquece que sou artista. Em 2014 eu volto”, afirmou. 
O novo show será dia 15 de junho em São Paulo. 
Sobre as eleições em Teresina, Frank Aguiar disse que Elmano é um amigo, um grande administrador e que pode contar com sua ajuda. Em Itainópolis, sua terra natal, ele disse que vai apoiar a oposição ao atual prefeito, Raimundo Nonato Maia.  
“Apoio a oposição, pois entendo que a continuação do atual governo não é bom para o município”, revelou. Ele informou que seu grupo ainda não tem um nome, mas não será de sua família, pois sua mãe está enfrentando um problema de saúde.
Fonte: cidadeverde

Campo Alegre de Lourdes Foi campeão da 30ª edição do torneio do 1° do maio de Várzea Branca


O tradicional torneio 1º de maio, realizado em Várzea Branca (PI), chegou a sua 30ª edição em 2012. O início foi às 08:00 hs da manhã com cerimônia abertura, o torneio contou com a participação de 10 equipes, Campo Alegre de Lourdes - BA sagrou-se campeão vencendo na final Bonfim do Piaui no pênatis, e levou para casa a taça de de campeão R$ 1.500,00, Bonfim do Piaui e vice-campeão com ficou uma taça e R$ 700,00 a artilharia ficou com o jogador Marcos de Bonfim do Piauí, o melhor jagador do torneio foi Ari goleiro de Campo alegre de Lourdes que também levou o premio de goleiro menos vazado.

Mais de 3 mil pessoas compareceram ao evento mostrando mais uma vez que esse torneio é uma tradição na região.



Fonte: VArzeabranca.com