sábado, 31 de março de 2012

População pede relógio para praça em São Raimundo Nonato

Segundo moradores a Praça do Relógio merece ganhar presente no ano do centenário.

No final dos anos 40, com a finalidade de melhorar um espaço comercial, o prefeito de São Raimundo Nonato Sr. Bitoso construiu uma praça. O local era o ponto de encontro de moradores da região que vinham na cidade todos os sábados. Eles chegavam montados em burros, cavalos, jumentos e na maioria das vezes a pé para comprar e vender mercadorias como: farinha, tapioca, feijão e milho. 

Pelo fato da praça ter a forma de uma roda todos chamavam carinhosamente de RODINHA DO BITOSO. Mais tarde, no início dos anos 70, já na gestão do prefeito Newton Macêdo recebeu o nome de Praça Júlio Paixão a qual foi colocado um grande relógio e que todos passaram a chamá-la carinhosamente de PRAÇA DO RELÓGIO.

Veja a mudança da praça durante as décadas:



A praça do Relógio deixou de ser o ponto comercial para se tornar o ponto de encontro dos amigos, dos namorados que se encontravam no barzinho que ficava no centro da praça o BAR ÁGUA VIVA , das crianças que brincavam e passeavam sem se preocupar com o horário pois o relógio lembrava a cada segundo a hora que o pai determinara para chegar em casa , também se tornou o local de movimentos populares.

Em 1993, na gestão do prefeito Gaspar Ferreira, contra a vontade popular, a praça foi demolida para ganhar uma nova forma, uma forma que não agradou a população. Hoje temos um ambiente descaracterizado, sem o relógio, sem barzinho, sem aquele verde das árvores, sem o colorido das flores, sem crianças brincando, sem casais namorando nos banquinhos, sem alegria, sem vida e assim toda a história que havia naquela simples e aconchegante praça ficou perdida em um amontoado de concreto. 

Hoje, 19 anos após a retirada do relógio e passar por 4 administrações que não tiveram interesse ou oportunidade em repor o relógio. No ano do centenário vários populares pedem a instalação de um grande relógio para a praça e dar jus ao nome. 

Em entrevista o jovem Luiz Eduardo de 19 anos que não teve a oportunidade de ver o relógio na praça, diz que seria o melhor presente para o centenário da cidade. -"Seria o melhor acontecimento para a cidade, os governantes deveriam se interessar e presentear a cidade, os jovens iram adorar", diz Luiz Eduardo.

Durante as eleições de 2008, o atual prefeito Padre Herculano garantiu em palanque que o relógio na praça voltaria.

Por Darlan Ribeiro - redacao@saoraimundo.com
Com informações do site da Fumdham

sexta-feira, 30 de março de 2012

Aquecimento global: realidade ou ficção?


No dia 31 de março de 2012 ocorre o evento global chamado 'A Hora do Planeta'. Sabia que além de governos e empresas, qualquer pessoa pode participar? Basta apagar todas as luzes do seu escritório e residência por 60 minutos, das 20h30 às 21h30. A intenção é conscientizar pessoas e organizações sobre os efeitos do aquecimento global.
A iniciativa é da WWF - 'World Wide Fund of Nature' ou 'Fundo Mundial para a Natureza', em português - e teve início em 2006, inaugurada por alguns moradores de Sydney, na Austrália. Hoje o evento conta com centenas de milhões de pessoas espalhadas em mais de 130 países.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Quer saber quais foram os principais filmes e documentários que trataram sobre o tema das mudanças climáticas? Confira na galeria a seguir









O documentário dirigido por Davis Guggenheim fala sobre a campanha do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que incentivava os cidadãos a educar-se sobre o aquecimento global. 'An Incovenient Truth' arrecadou US$ 49 milhões nas bilheterias norte-americanas.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS
O documentário do diretor Chris Paine fala dos veículos experimentais movidos a energia elétrica que surgiram nos anos 1990 mas que, por motivos supostamente atribuídos ao lucro/prejuízo das companhias petrolíferas, foram retirados do mercado. 'Who Killed the Eletric Car?' é o nome original da obra.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS
O fotógrafo James Balog foi contratado em 2005 pela National Geographic para ir ao Ártico registrar 'provas' das mudanças climáticas na Terra. O trabalho rendeu a Balog a ideia de gravar o documentário 'Perseguindo o Gelo' - 'Chasing Ice', em inglês -, sobre o aquecimento global e seus efeitos.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS
O filme 'A Era da Estupidez' é uma mistura de documentário com ficção. Na pele de um velho sobrevivente de um mundo catastrófico em 2055, o ator Pete Postlethwaite mostra o ponto a que chegaram os humanos na destruição ambiental e também alerta para a responsabilidade de cada indivíduo na preservação do meio ambiente.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS


O documentário holandês aborda as consequências da agropecuária intensa e do sucessivo consumo exagerado de carne, já que todo o processo é um dos agravantes para o aquecimento global.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS
O documentário é narrado e produzido pelo ator Leonardo DiCaprio, ativo defensor de causas sustentáveis. Ele mostra como o planeta tem sido destruído pela humanidade e como os seres humanos podem reverter a situação. 'A Última Hora' - 'The 11th Hour', em inglês - também conta com entrevistas com mais de 50 personalidades do mundo da ciência e da política.
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
O documentário foi produzido por Martin Durkin para o Channel 4 britânico, intitulado 'The Great Global Warning' em inglês. Diferente da maioria dos outros filmes e documentários, o longa apresenta argumentos que negam a existência do aquecimento global.
O Greenpeace Brasil documentou por vários meses os impactos das mudanças climáticas em diversas regiões acometidas por secas, inundações e destruição de variados tipos. O documentário também reúne um compilado de entrevistas com a opinião de cientistas
MSN Verde reúne 10 filmes e documentários que tratam das mudanças climáticas na Terra (© MSN Verde)
Próxima
Anterior
DivulgaçãoMOSTRAR MINIATURAS
A ficção 'O Dia depois de Amanhã' - 'The Day after Tomorrow', em inglês, retrata os efeitos dos fenômenos de aquecimento e resfriamento globais em intensidades catastróficas.
A ficção 'O Segredo das Águas' - 'Waterworld', em inglês - traz o ator Kevin Costner no papel de um homem anfíbio, que comercializa vários produtos, entre eles terra pura, já que todos os lugares (ou quase todos) foram inundados pela água após o derretimento das calotas polares.
Fonte: http://verde.br.msn.com

PRB/PI Realiza 1º Encontro Estadual de 2012

O PRB em SRN é presidido por Márcio Negreiros e conta com seus filiados.
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina foi o palco para o 1º Encontro de Diretórios Municipais do PRB Piauí – 2012. O encontro aconteceu no último sábado (10), e teve como objetivo traçar os planos e as metas para as eleições municipais deste ano. O Presidente Nacional do partido, Dr. Marcos Pereira, representantes do PRB em todo o Piauí, autoridades e políticos prestigiaram o evento, que foi aberto pelo presidente estadual do partido no Piauí, Deputado Estadual Gessivaldo Isaías.
De acordo com Gessivaldo Isaías, o PRB tem crescido a cada dia no estado e se prepara para crescer ainda mais nas próximas eleições, “Nosso partido tem se destacado no nosso estado, esse evento marca a força do PRB no Piauí. O PRB Nacional tem uma meta de duplicar os números do partido em todo o Brasil, porém no Piauí a nossa meta é ir além, em 2012 iremos triplicar os nossos filiados, vereadores e prefeitos”.

O Governador do Piauí, Wilson Martins, esteve no evento e no seu discurso ressaltou a relação que tem com o PRB e a importância que o PRB tem como integrante da sua base de governo, “Sinto-me feliz em estar aqui hoje, aqui tem políticos de todo o Piauí. 
O PRB é um dos nossos aliados, no nosso governo o partido é uma peça importante na nossa base de aliados, queremos continuar com essa parceria”, disse o governador.

O Presidente Nacional do PRB iniciou o seu discurso lembrando-se do saudoso republicano, Ex-Vice Presidente da República, José de Alencar, ressaltando que o partido nasceu do sonho de políticos honrados como José de Alencar, Marcelo Crivella e outros, buscavam e buscam fazer política com ética e responsabilidade. Citando o filósofo Grego Platão, o presidente também frisou a importância da participação política dos cidadãos, “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.
O encontro serviu para mostrar a força que o PRB possui no Piauí, políticos de diversos partidos participaram do evento. Além do Governador Wilson Martins, também prestigiou o evento o Senador Wellington Dias (PT); os Deputados Federais Átila Lira (PSB) e Marllos Sampaio (PMDB); os Deputados Estaduais Rejane Dias (PT), Tadeu Maia (PSB), Firmino Filho (PSDB) e Evaldo Gomes (PTC); os Vereadores de Teresina, Levino de Jesus (PRB), Rodrigo Martins (PSB) e o Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Vereador Edvaldo Marques (PSB); prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o Piauí, além de vários presidentes estaduais e municipais de outros partidos.

São Raimundo Nonato

O PRB em São Raimundo Nonato é presidido por Márcio Negreiros e conta com a ativa participação de seus filiados e do Suplente de Vereador Jean, do assentamento Novo Zabelê, que concorrerá novamente a cadeira no Legislativo Sanraimundense, Jean obteve 482 votos na eleição próxima passada para vereador. Atualmente o PRB em São Raimundo Nonato faz parte da base de apoio ao prefeito Pe. Herculano Negreiros( PT ) e ao Governador Wilson Martins ( PSB ).



Prefeitura de Várzea Branca terá contas julgadas

Existe viagem do prefeito e da sua secretária de avião para Bruxelas sem demonstração de interesse público.






Veja abaixo a publicação no Diário da Justiça do Estado do Piauí.

TC-E 14.736/10 – Parecer nº 135/11 – Prestação de Contas Anual da Prefeitura Municipal de Várzea Branca/PI (Exercício 2009). SESSÃO: 14/09/11.
DECISÃO: Prefeitura – Responsável: João Dias Ribeiro.
Advogada: Hillana Martina Lopes Mousinho Neiva.

Parecer Prévio pela Aprovação, com Ressalvas, com fundamento no art. 31, § 2º da CF/88, arts. 61 a 63 e 120, da Lei Estadual nº 5.888/09. Decidiu, ainda, comunicar ao Ministério Público Federal para que adote as providências que entender cabíveis quanto ao descumprimento do índice de 60% dos gastos do FUNDEB com o magistério; Acórdão nº 3.010/11 – Prefeitura – Ordenador de Despesa: Rafael de Moraes Ribeiro. Julgamento de Irregularidade, com esteio no art.122, III da Lei nº 5.888/09, e pela aplicação de multa de 1.500 UFR/PI, a ser recolhida ao Fundo de Modernização do Tribunal de Contas-FMTC, no prazo de 30(trinta) dias, a contar da intimação, nos termos dos arts. 16, III e 41, II, “b”, “c” e ‘d” da Lei nº 4.721/ 94, c/c a Lei nº 4.768/95 e Regimento Interno deste Tribunal. Decidiu, também, o Plenário, unânime, pela não condenação em débito ao gestor. Vencido o Cons. Substituto Jackson Nobre Veras que votou pela condenação em débito no valor de R$ 19.718,37, sendo R$ 15.058,02 referente à divergência na movimentação financeira e R$ 1.660,35, referente a ausência de providências tomadas para reaver o montante inscrito no Ativo Realizável. Decidiu, ainda, comunicar ao Ministério Público Estadual para providências cabíveis, bem como, à Receita Federal do Brasil para que adote as providências que entender cabíveis quanto às irregularidades com ausência de retenção de encargos sociais. Decidiu, também, comunicar ao DETRAN-PI para que tome as providências que entender cabíveis quanto às irregularidades mencionadas nos itens 2.2.1 “i” e 2.2.2 do Parecer Ministerial; Acórdão nº 3.011/11 – FUNDEB - Responsável: Ismênia Belarmino da Silva Dias. Julgamento de Irregularidade, de acordo com o art.122, III, da Lei nº 5.888/09 e pela aplicação de multa de 300 UFR/PI, a ser recolhida ao Fundo de Modernização do Tribunal de Contas-FMTC, no prazo de 30(trinta) dias, a contar da intimação, nos termos dos arts. 16, III e 41, II, “a”, “b”, “c” e ‘d” da Lei nº 4.721/94, c/c a Lei nº 4.768/95 e Regimento Interno deste Tribunal. Decidiu, ainda, por maioria, pela não condenação em débito à gestora. Vencido o Cons. Substituto Jackson Nobre Veras que votou pela condenação em débito no valor de R$ 8.600,00 referente a aquisição de passagem aérea para Bruxelas sem demonstração de interesse público. Decidiu, ainda, comunicar ao Ministério Público Federal para que adote as providências que entender cabíveis quanto ao descumprimento do índice de 60% dos gastos do FUNDEB com o magistério. Decidiu, também, o Plenário, unânime, determinar à gestora que, caso a servidora Alice de Sousa Paes Lima ainda esteja acumulando ilegalmente os cargos públicos, instaure processo administrativo visando apurar quando a servidora tomou posse em seus cargos, de forma que faça opção por um deles, devendo, ainda, ser tal providência comunicada ao TCE no prazo de 30(trinta) dias, sob pena de ter que devolver aos cofres públicos as quantias pagas indevidamente (vide itens 2.2.2.5 do Parecer Ministerial); Acórdão nº 3.013/11 - FMS - Responsável: Karla Ribeiro Dias (períodode 01/06 a 31/12/09). Julgamento de Regularidade, com Ressalvas, com esteio no art.122, II, da Lei nº 5.888/09 e pela aplicação de multa de 300 UFR/PI, a ser recolhida ao Fundo de Modernização do Tribunal de Contas-FMTC, no prazo de 30(trinta) dias, a contar da intimação, nos termos dos arts. 16, III e 41, II, “b”, “c” e ‘d” da Lei nº 4.721/94, c/c a Lei nº 4.768/95 e Regimento Interno deste Tribunal;; Acórdão nº 3.014/ 11 – FMAS - Responsável: Ivoneide Ribeiro Dias. Julgamento de Regularidade, com Ressalvas, com
esteio no art.122, II da Lei nº 5.888/09, e pela aplicação de multa de 300 UFR/PI, de acordo com os arts. 16, III e 41, II, “a”, “b” e “d” da Lei nº 4.721/94 c/c a Lei nº 4.768/95 e Regimento Interno; Acórdão nº 3.015/11 - Câmara - Responsável: Vilmar Barbosa dos Santos. Julgamento de Regularidade, com Ressalvas, com esteio no art.122, II, da Lei nº 5.888/09 e pela aplicação de multa de 1.500 UFR/PI, a ser recolhida ao Fundo de Modernização do Tribunal de Contas-FMTC, no prazo de 30(trinta) dias, a contar da intimação, nos termos dos arts. 16, III e 41, II, “b” e “d” da Lei nº 4.721/94, c/c a Lei nº 4.768/95 e Regimento Interno deste Tribunal. 
Fonte:POrtalSRN

terça-feira, 27 de março de 2012

EXCLUSIVO: Juliana Paes e André Barros estão em São Raimundo Nonato

Os atores globais, Juliana Paes e André Barros estão no município de São Raimundo Nonato. Os atores e sua equipe se encontraram  durante um lanche na Pan Mil, centro da cidade.

André Barros está na cidade em férias após a gravação da novela Insensato Coração. Barros já visitou os pontos turísticos da cidade e amanhã visita o Parque Nacional Serra da Capivara.

Já a atriz Juliana Paes está a trabalho, a global irá gravar cenas na Serra das Confusões para a novanovela da Rede Globo, "Gabriela" que estréia nos próximos meses.
















SOBRE A NOVA NOVELA

Prevista para entrar no ar em abril, a novela escrita por Walcyr Carrasco deve estrear apenas em julho. Assim, a Globo deverá exibir neste ano apenas uma novela das onze, e não duas, como planejara.
A idéia da Globo era de que Gabriela concorresse com a quinta edição do reality show A Fazenda (Record), também prevista para abril.

A mudança na data de estréia de Gabriela deve-se principalmente, a atrasos na pré-produção da novela, que vai ter cenas gravadas na cidade de lhéus, na Bahia, e à indefinição de parte do elenco.
Walcyr Carrasco, autor, e Roberto Talma, diretor-geral, não conseguem chegar a um consenso sobre intérpretes de alguns dos principais personagens da história original de Jorge Amado.

Além de Juliana Paes, já estão confirmados Antônio Fagundes, Elizabeth Savalla, Max Fercondini e Bete Mendes.

Por Samuel Ribeiro - redacao@saoraimundo.com

sexta-feira, 23 de março de 2012

Candidato Idevaldo Ribeiro envia direito de resposta e afirma não temer disputa em Várzea Branca

Idevaldo Ribeiro (Cuim) mandou nota de esclarecimento em virtude de matéria publicada sobre a disputa no município


O Portal GP1 publicou hoje (23) matéria assinada pelo blogueiro Rauristênio Bezerra intitulada “Candidato derrotado por duas vezes teme enfrentar atual e ex-prefeito de Várzea Branca”.

O candidato citado, Idevaldo Ribeiro (Cuim), enviou direito de resposta, no qual diz não temer disputa no município.


Veja na íntegra o direito de resposta

Idevaldo Ribeiro (Cuim) esclarece publicação e diz não temer disputa
O Sr. Idevaldo Ribeiro (Cuim) do município de Várzea Branca-PI, esclarece uma publicação divulgada hoje (23).
Segundo ‘Cuim’, a informação reproduzida é totalmente equivocada, tentando passar para a população a imagem de perseguição o que nunca existiu.

Para ‘Cuim’ a participação efetiva da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos e demais atos do administrador público, conforme resolução TCE – PI, que os balancetes mensais deverão esta a disposição da câmara municipal e da população.

‘Cuim’ relatou sua preocupação com o futuro de seu município dizendo ter ido ao Tribunal de Contas para solicitar as cópias dos balancetes mensais, uma vez que a Câmara dos Vereadores não é aberta para a população.

De acordo com ‘Cuim’, o Prefeito João Melancia deve ser fiscalizado por toda a população e pelos vereadores, até porque já foi preso pela Polícia Federal no dia 19 de janeiro de 2011 acusado de envolvimento em um esquema de compra de notas fiscais frias.

‘Cuim’ relatou, ainda, que a população de Várzea Branca precisa de políticas públicas voltadas para o município e não de ‘deboche’ como a exemplo o caso em que ele [João Melancia] teria sido flagrado no motel com uma mulher casada, abalando e humilhando a população de Várzea Branca.

Desafio

‘Cuim’ disse não temer o Prefeito João Melancia e desafia ele a colocar a disposição da Câmara Municipal e da população os balancetes e processos licitatórios dos exercícios de 2009, 2010, 2011, assim como mandar o presidente da Câmara, deixa a CASA aberta, para os vereadores e a população e dar início aos trabalhos do Legislativo, só assim não será necessário ir ao Tribunal de Contas.
Fonte: GP1