quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tribunal julga o 2º retorno do recurso de reconsideração da prestação de contas do ex-prefeito de Várzea Branca

O Tribunal de Contas do Estado vai julgar nesta quinta-feira (01) o recurso de reconsideração do ex-prefeito de Várzea Branca, José Carlos da Silva, referente à prestação de contas do exercício de 2008.

Já é o segundo retorno que esse processo vai para julgamento e não acontece. No último dia 02/02/2012, ele foi retirado de pauta a pedido da parte.

As contas foram reprovadas por apresentarem várias irregularidades na gestão do FUNDEB e FMAS, além de oito meses de atraso na prestação de contas. Mesmo assim, inconformado, o ex-prefeito, por meio do advogado Uanderson Ferreira da Silva, ingressou com recurso de reconsideração.



O recurso está apensado ao processo 29.337/2009, que tem como relator o Conselheiro Anfrísio Neto e o Procurador Leandro Maciel do Nascimento.


Além do ex-prefeito Zé Carlos, estão sendo julgados os recursos de reconsideração de Ismênia Belarmino da Silva Dias (cunhada do ex-prefeito), responsável pelos recursos do FUNDEB e de Neuma Belarmino da Silva ( esposa do ex-prefeito), responsável pelos recursos do FMAS, sendo que as contas foram reprovados por apresentarem diversas falhas em suas gestões e, caso sejam confirmadas as irregularidades pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado os referidos gestores podem ficar inelegíveis pelo o período de 08 anos, conforme a Lei Complementar nº 135/2010 ( Lei da “Ficha Limpa” ) recentemente validada pelo Supremo Tribunal Federal.

Neste caso, em se confirmando as irregularidades, os gestores serão abrangidos pelo art. 1º, inciso I, g, da Lei Complementar nº 135/2010 que diz:

"Art. 1º São inelegíveis:
I - para qualquer cargo:
...
g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;



Por Rauristênio Bezerra, do GP1

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A cidade não para de crescer

Nos últimos anos o crescimento o imobiliário em São Raimundo Nonato é notório. O fácil financiamento, o aumento dos prazos e a redução das taxas de juros têm contribuído. Em todos os bairros, por onde se passa, o que se vê são muitas construções.
 Em 10 anos, a cidade de São Raimundo Nonato aumentou de 5. 131 para 7. 492 domicílios, somente na zona urbana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
A cidade não para de crescer, hoje ao todo, são quase 400 construções em andamento. Só pra se ter uma idéia, no bairro Santa Luzia 73 casas estão em construção. 
O bairro Galo Branco é o que mais cresce. Ao todo são 82 casas, um posto de combustível e uma pousada em construção. O bairro Cruzeiro é outro que se destaca, mais de 50 apartamentos estão sendo construídos ao lado do monumento da Cruz. No setor entre os bairros Paraíso das Aves e Cipó, 27 casas estão em construção.
Segundo Emerson Luiz, funcionário do Conselho de Regional de Engenharia (CREA), São Raimundo Nonato é uma das cidades que mais cresce no Piauí. Ao todo, são 3 condomínios, 2 postos de combustíveis, 2 postos de saúde, um aeroporto, isso sem contar as reformas e casas com menos de cinqüenta metros quadrados, que não constam no relatório do CREA.
O crescimento imobiliário cresce junto com a população. No ano 2000 a quantidade de habitantes era 26. 890. Já no ultimo censo, em 2010, a população foi 32.327. A estimativa para 2011 é 32.744 habitantes.

Lucas Parente

Ivete Sangalo será prostituta em novela

Foram vários convites, várias recusas. Agora, finalmente, Ivete Sangalo vai participar de uma novela inteira.


A cantora topou integrar o elenco do remake de “Gabriela”, que estreia em junho, na faixa das 23 horas. A produção, que tem texto de Walcyr Carrasco e direção Roberto Talma, começa a ser gravada em março.

Na trama , Ivete será uma prostituta, uma das funcionárias do Cabaret Bataclan, que já tem em seu time as beldades: Emanuelle Araújo, Cláudia Raia , Vanessa Giácomo e Bruna Linsmeyer .

A cantora, que já fez participações especiais na dramaturgia, agora terá uma personagem maior. Ivete só topou por se tratar de uma obra mais curta, uma macrossérie, e por ser uma homenagem ao universo literário de Jorge Amado.

Fonte: Folha

Sem aeroporto Serra da Capivara pode ser desativada

Por falta de verbas, FUMDHAM ainda pode sair de São Raimundo Nonato.

A falta de conclusão do Aeroporto de São Raimundo Nonato é uma das causas que dificulta a manutenção do Parque Nacional da Serra da Capivara, a informação partiu da arqueóloga Niède Guidon que dirige a Fundação Museu do Homem Americano e ameaça sair da direção se as providências urgentes não forem tomadas. 

Niède Guidon disse que dos 270 funcionários que cuidavam do Parque resta apenas 130 e estes também serão demitidos. Para isso a Fundação já está negociando os bens para pagar os funcionários, o que poderia não está acontecendo se o aeroporto tivesse sido concluído, o parque estivesse recebendo os turistas e as organizações buscando investir na região o que poderia deixa o parque autossus-tentável.

A arqueóloga afirma que seria necessário 4,5 milhões enquanto que a fundação só conta com menos de 1,5 disponibilizado pela Petrobras, o que é muito inferior ao que a Fundação precisa para a manutenção, sem contar que nunca está disponível em tempo hábil. Para poder efetuar o pagamento do pessoal, no quinto dia útil, a arqueóloga fez empréstimo no seu nome pelo Banco do Brasil, e ela afirma não ter mais como pedir empréstimo. 


A diretora afirma que está muito complicado manter o parque funcionando porque o Governo Federal não tem mais recursos para manter o Parque, e o Instituto Chico Mendes, juntamente com o IPHAN não podem assumir as responsabilidades pela manutenção da infraestrutura que já existe e do Patrimônio Cultural.

Outro problema que o local enfrenta é com a quantidade de assentamentos que foram realizados em seu entorno, proporcionando que os caçadores invadam o parque para matar os animais e o pior é que por conta da falta de recursos das 28 guaritas apenas 14 estão funcionando, por isso funcionários deixam de trabalhar, caçadores e traficantes aproveitam para roubar o material das guaritas.

Niede afirmou que o Governador prometeu que no início de fevereiro as obras do aeroporto seriam reiniciadas, mas não passou de promessas. Ela disse também que esteve com o deputado Federal Paes Landim e este afirmou que o dinheiro para a conclusão do aeroporto já está na Caixa Econômica, mas não entende porque ainda não foi liberado.

Com informações da TV Cidade Verde e Portal o Dia
Edição: Darlan Ribeiro - redacao@saoraimundo.com

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Site da Prof. Graça Porto (UNIVASF-SRN) fica em primeiro lugar entre os melhores sites de química do Brasil

O novo modelo do Enem, assumido desde 2009, tem como um de seus fortes argumentos o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes.
Entretanto, observamos que os estudantes melhores classificados no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação.
Ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: muito estudo e leitura.
Pensando nisso, e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, o InfoEnem iniciou neste mês de fevereiro uma série de publicações semanais que destaca os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina. Assim separamos devido as diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Já os blogs, atualizações e boas matérias.
Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados em nossa série, de uma maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos.
Evidentemente, devido a grande quantidade de informação que a internet trás, alguns sites e/ou blog podem injustamente ficar de fora. Deixe seu comentário sugerindo outros espaços  e/ou criticando nossas escolhas. Concordando ou discordando de nossa lista e notas, sua opinião é muito importante.
Agora é a vez da química.

Os 10 melhores sites de Química do Brasil:
Para os sites, nosso critério de escolha leva em consideração 5 tópicos que julgamos serem imprescindíveis e que atribuímos uma nota de zero a dez. Após a tabela, segue a descrição do que foi avaliado em cada tópico.
Para o InfoEnem, esses são os 10 melhores sites de Química
SiteConteúdoNavegaçãoAparênciaInteratividadeAtualização
www.agracadaquimica.com.br10910108
quimicasemsegredos.com108789
www.soq.com.br9101096
www.iq.ufrgs.br/ead/quimicageral88768
www.brasilescola.com/quimica86656
quimicaonline.com.br75755
www.profpc.com.br96586
www.quiprocura.net76665
www.quimica.com.br77858
www.quimica.net/emiliano67797


  • Conteúdo: diz respeito a quantidade e qualidade de todo o material oferecido pelo site,  como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc.
  • Navegação: tem relação com a divisão e disposição do conteúdo no site, além da velocidade com que as páginas abrem. Quanto mais fácil e rapidamente você encontrar o que procura em um site/blog, melhor sua navegação.
  • Aparência: consiste na organização da página, como cores utilizadas, quantidade de anúncios de publicidade, logotipo (se houver), disposição do cabeçalho, corpo e rodapé.
  • Interatividade: envolve a parte do conteúdo que promova maior entretenimento, como jogos, vídeo aulas, apresentações com animações etc.
  • Atualizações: neste tópico consideramos a frequência com que os sites publicam notícias e artigos, assim como atualizam dados de suas páginas.
Fonte: Infoenem

Sanraimundense confirmada no Miss Piauí 2012

A modelo Adélia Arão será a representante do municipio de São Raimundo Nonato no Miss Piauí 2012.
 A modelo Adélia Luiza será a representante do municipio de São Raimundo Nonato no Miss Piauí  2012. 1m78cm de altura, 56 kg e experiência profissional. Atua como modelo há 3 anos.

Por: Cristovão Braga

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Blog RCB, 6 anos de Sucesso no mundo todo.

O Blog RCB (Roberto Carlos Braga) é uma homenagem de um jovem Piauiense de apenas 17 anos: James Lima (foto ao lado), ao seu grande ídolo Roberto Carlos, James desde criança sempre foi fã incondicional do nosso Rei. o blog é administrado por ele desde 2006 com a ajuda de mais 3 amigos: Ana Luiza (MG), Rafael Avena (SP) e Pedro Mülbersted (SP)
 .
o blog tem em média 300 acessos por dia dependendo da época do ano.
Ao entrarmos em contato com James Lima Perguntamos a ele de onde veio a ideia de criar um blog para homenagear seu ídolo? 
James Lima: "Ah, eu via tanta gente fazendo homenagens a ele, tal... E queria fazer a minha homenagem, do meu jeito... Aí criei. Fui mudando, mudando, aperfeiçoando... Até que chegou ao formato que é hoje."
Perguntamos ainda com qual idade ele começou a gostar de Roberto Carlos e como isso aconteceu?
James Lima: "Comecei a gostar do RC com 6 anos. Eu me apaixonei por uma menina na escola, esses amores infantis kkkk, aí decidi me declarar cantando uma música do RC. Nem me declarei, mas desde então, nunca deixei de curtir Roberto."
Para James Lima "Esse blog é uma parte importante da minha vida. Tem me dado muitas alegrias, muitas emoções, mesmo. Às vezes eu fico irritado com matéria atrasada, com notícia que não dá tempo postar, devido a correria do dia a dia... às vezes complica. Mas sempre tenho tido muitas emoções com esse blog."

Hoje é uma data especial para o mesmo, o blog está completando 6 anos e o presente chegou cedo, olha a homenagem que o Dudu Braga, filho do Rei fez para ele:

 vestindo a camisa do Blog, ele publicou em seu Twitter essa foto parabenizado o trabalho do jovem Piauiense. Veja as Palavras de James Lima ao ver a Homenagem: "Por essa emoção eu não esperava.

Em meio a tanta tristeza com as perdas que tenho tido em minha família, hoje tive uma GRAAAAANDE emoção.



O filho do Rei Roberto Carlos, Dudu Braga, mandou uma foto e uma mensagem pra gente, do Blog RCB, um dos blogs sobre Roberto Carlos, que fazemos com todo carinho pra ele.


Hoje, nosso Blog completa 6 anos de idade. E Dudu nos deu o melhor presente que poderíamos receber.


Vibrei, coração acelerou, sorri, e comecei a receber telefonemas, parabenizando. Muuuito feliz e muito emocionado.


Confidenciei ao Dudu que a foto vai pra um quadro, na parede do meu quarto. E ele, brincalhão: "Po, James, assim não vai ter mosca no seu quarto nunca mais!"

Entrem e prestigiem esse lindo trabalho: 

www.robertocarlosbraga.com.br 

 O Portal PI Noticias não poderia deixar de fazer essa pequena homenagem ao nosso parceiro. Sucesso sempre!!
Por: Danilo Sabino

O cordel que deixou a rede globo e o Bial irritados

Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil. Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos. Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.
Autor: Antonio Barreto, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.

BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
            
Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
            
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.
            
Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.
            
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
            
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
            
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
            
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
             
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
            
Enquanto a sociedade
 Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social

Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.
            
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
            
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
            
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
            
Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
 O que vocês tão querendo
É injetar o banal
 Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
            
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
 Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
 Nesse mar de palhaçadas.
            
  Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
            
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
            
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
            
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
            
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados

Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
            
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
            
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
 No mundo espiritual.
            
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
            
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.
            
FIM