domingo, 30 de outubro de 2011

Resultado da eleição Para Coordenador e Sub-Coordenador da UNIVASF Campus Serra da Capivara- 2011


No dia 25 de outubro, alunos de todos os cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, foram as urnas para decidir quem seriam os novos coordenadores de cursos.
Veja abaixo o quadro com os resultados da eleição do Campus Serra da Capivara em São Raimundo Nonato.


ARQUEOLOGIA E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL:

                                                     voto servidores                                             voto discentes                                                                  
                                                      chapa     brancos   nulos                           chapa     branco    nulos     %

Guilherme de Souza Medeiros
José Jaime Freitas Macedo            15               15           0            0            70              03        06      88,61


CIÊNCIAS DA NATUREZA- SRN

                                                          voto servidores                                        voto discentes                                                                
                                                      chapa     brancos   nulos                     chapa     branco    nulos     %

Arnaldo José Correia M. Jr.      

Maria das Graça C. Porto                  06          0           0                            64          21       07      69,57

domingo, 23 de outubro de 2011

Manifestação na abertura do IV SCIENTEX da UNIVASF

 Como de costume a Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF, promoveu entre os dias 18, 19 e 20 de outubro de 2011 em Juazeiro-Bahia sua IV semana de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover a integração e a troca de informações entre os seu cursos de graduação. o evento e conhecido por juntar todos os seus cursos de graduação em um único lugar para a comemoração do aniversario da mesma.
Esse ano alunos dos curso de Educação física, ciências biológicas e arqueologia e preservação
patrimonial com o apoio dos demais cursos fizeram uma pequena manifestação com caras pintadas,  faixas e nariz de palhaço, durante a abertura do evento.Durante a fala do atual reitor Paulo César os estudantes entraram no auditório vaiando a fala do mesmo. os estudantes reivindicavam melhorias na infra-estrutura e no melhor funcionamento dos cursos.




Só lembrando que esse foi um momento propicio para tal manifestação pois a instituição está passando por um momento politico bastante importante, no dia

25 haverá eleição para coordenadores de curso, e em novembro haverá eleição para reitor, então cabe a nós acadêmicos em busca de mudanças refletirmos qual será a melhor opção.
Dia 31 de outubro ás 15:00 haverá no campus serra da capivara em São Raimundo Nonato o debate entre os candidatos a reitor da UNIVASF, estejam todos convidados( políticos, mídia, comunidade acadêmica e população em geral).





















]




Por Danilo Sabino

Monique Evans diz a jornal que está há dois anos sem sexo


Imagem: Foto: Igor RodriguezMonique Evans (Imagem:Foto: Igor Rodriguez)Monique Evans
Recém-saída de um reality show, Monique Evans contou à coluna de Leo Dias, do jornal "O Dia", que não teve dificuldade para enfrentar a abstinência sexual durante oprograma.

"Estou há quase dois anos sem nada! Só ligo para isso quando estou namorando. Antes, pensava 'Vou me aposentar e não quero saber mais nada disso (sexo)'. Mas quando saí da casa, decidi que quero uma pessoa ao meu lado, sim, porque o amor é uma coisa importante. Mas não procuro um cara só para sair e transar. Quero alguém para estar ao meu lado de verdade", disse.

A ex-modelo disse ainda que não se sente pressionado por ter sido um símbolo sexual na década de 80. "Sou muito desencanada com isso. Não tenho essas cobranças com a beleza. Tenho 55 anos e não estou nem aí! O único creme que eu uso acabou durante o programa e você acredita que até agora não comprei outro?", garantiu.

Monique Evans descartou ainda qualquer possibilidade de voltar a posar nua: "De jeito nenhum! Agora eu sou evangélica", disse.
Fonte: Ego

Grupo líbio divulga vídeo da captura de Muammar Kadhafi com imagem melhor


Circunstâncias da morte do ex-ditador da Líbia continuam obscuras. Hillary Clinton disse ser favorável a investigação sobre o caso.

O grupo de mídia líbio Freedom Group postou neste domingo (23) um novo vídeo que mostra o momento da captura do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, em um ataque ao comboio em que ele fugia da cidade de Sirte na quinta-feira passada.

Imagem: Reprodução de vídeoReprodução do vídeo do Freedom Group que mostra o momento da captura de Kadhafi(Imagem: Reprodução de vídeo)Reprodução do vídeo do Freedom Group que mostra o momento da captura de Kadhafi

Com boa definição, o vídeo de pouco mais de dois minutos mostra o ditador sendo agredido por seus captores -combatentes leais ao novo governo líbio- logo após ser retirado da tubulação em que havia se escondido, mas não permite concluir que ele tenha sido executado, como se suspeita.

Assista ao vídeo no YouTube.

No mesmo dia em que o Conselho Nacional de Transição (CNT) anunciou em Benghazi a libertação da Líbia após 42 anos de ditadura de Kadhafi, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu que as circunstâncias da morte do coronel sejam apuradas.
'Ultraje'

Saadi, outro filho de Kadhafi que fugiu para Níger após a tomada de Trípoli em agosto, disse, por meio de seu advogado, que está chocado e ultrajado com o tratamento dado a seu pai e a seu irmão Muatassim, também morto em Sirte.

Segundo ele, que é procurado pelo governo provisório da Líbia, isso mostra que é impossível que membros do antigo regime sejam levados a julgamento justo no país. 
Assista ao vídeo aqui:

Fonte: G1

SaoRaimundo.com divulga resultado de enquete; Veja os números!






.

Internautas votaram durante 8 dias em enquete feita pelo site. Sem valor cientifico.


O SaoRaimundo.com dando inicio a uma série de enquetes "pré-eleitorais" divulga o primeiro resultado. Há 8 dias internautas votaram um seis simulações e onze possíveis candidatos.


Nos próximos dias será aberta uma enquete com outros nomes e também uma espontânea paravereadores.


Confira o resultado da primeira rodada de enquetes:


























*A enquete não tem valor cientifico. e apresenta apenas a opinião dos internautas
*Apenas 1 voto por ip.
por: Sãoraimundo.com

Sanfoneira Sebastiana recebe medalha do Mérito Renascença


A agricultora e sanfoneira Maria Sebastiana Ferraz, de São Raimundo Nonato, recebeu na noite de quarta-feira (19), a medalha da Ordem do Mérito Renascença, em evento realizado no Theatro 04 de Setembro, em Teresina, durante as solenidades do aniversário de 189 anos da Independência do Piauí.

Maria Sebastiana Ferraz recebeu a medalha das mãos do governador Wilson Martins e não escondeu a satisfação de ser homenageada. "?É uma honra receber uma homenagem como essas. Não sei nem o que dizer. É só felicidade", resumiu, com simplicidade e emoção. Outros destaques na solenidade de entrega da medalha da Ordem do Mérito Renascença foram o professor Antônio Cardoso Amaral, escolhido Homem do Ano pela revista Alfa por seu trabalho no ensino público de Cocal dos Alves, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.Do Portal da Clube

Livro do Jornal Nacional critica paralisação das obras do aeroporto de São Raimundo Nonato




Trabalhos continuam paralisados mesmo com a promessa do governador

A história da construção do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, município a 525 quilômetros de Teresina, no Piauí, está descrita com detalhes no livro “O Diário de Bordo do Jornal Nacional”, do repórter Ernesto Paglia. Publicado pela Editora Globo para documentar a série jornalística que percorreu o país a bordo de aviões, o livro critica a paralisação dos trabalhos no futuro aeroporto afirmando que o local não passa de um canteiro de obras semiparalisado.Relatando o vôo entre Petrolina e a cidade piauiense, realizado na aeronave Caravan, um avião de menor porte, recomendado para pistas sem muita infra-estrutura, o repórter da Globo diz: “Em poucos minutos de vôo, um desbotamento tristonho toma conta de tudo lá embaixo. Mais meia hora e avistamos a faixa de asfalto do aeroporto de São Raimundo Nonato. Fica longe da cidade. Foi recém-construída, parte de uma das várias obras abandonadas pela metade no lugar”. Pelo ritmo das obras iniciadas no aeroporto ele constata: “São Raimundo ainda vai demorar para ter um aeroporto de verdade. Quando tiver, o terminal vai apresentar a forma de uma capivara. Um dia, quiçá, esse será o portal por onde chegarão os visitantes dispostos a conhecer as raízes mais antigas do homem nas Américas. Paglia descreve com humor o desembarque na cidade. “A recepção é caprichada. O encarregado da segurança do ‘aeroporto’, de capacete e colete refletivo, brande um radiocomunicador e anda de um lado para o outro com empolgação. Quem o vê, agitado, poderia pensar que ele trabalha num Heathrow (aeroporto de Londres) ou num JFK (aeroporto de Nova York).... ágil, despachado, emite ordens para os subordinados. Age, na verdade, como se todo mundo ali o fosse. De repente, da um grito (“Guerreiros!”) e convoca o destacamento da PM local que aguarda ao lado da viatura estacionada no pátio do futuro aeroporto”.Depois de constatar que a única parte do aeroporto que realmente existe é a pista de pouso inaugurada em 2009, o jornalista gravou o texto da narração da matéria veiculada no Jornal Nacionalcom trechos como esses: “Obra inacabada parece ser a marca do lugar. A estrada que liga a região à capital alterna asfalto com trechos de terra. Moradores reclamam do cheiro do sistema de esgoto instalado em São Raimundo Nonato”.Destacando o trabalho da equipe da cientista Niéde Guidon, o repórter diz: “Foi por influência da dra. Niéde Guidon que São Raimundo Nonato tem hoje ensino superior, incluindo o primeiro curso público de arqueologia do país, que já formou as três primeiras turmas. E hospedou, em 2009, o Congresso Internacional de Arte Rupestre, com a presença de quase duzentos pesquisadores de 37 países”. Para concluir o capítulo sobre a Serra da Capivara o repórter afirma: “O patrimônio pré-histórico da região de São Raimundo Nonato ainda vai manter ocupadas várias gerações de arqueólogos! Essa é a única obra inacabada que merece ser comemorada nesse rincão do Nordeste”.OBRAS PARALISADAS Mesmo com a promessa pública do governador Wilson Martins (PSB), de inaugurar a obra em dezembro desse ano, notícia veiculada exaustivamente por todo o Piauí, na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, as obras continuavam totalmente paralisadas. Nenhum funcionário da Construtora Sucesso estava no local nem existia movimento de material. Nas últimas semanas a arqueóloga Niéde Guidon tem se deslocado diariamente ao canteiro de obras do aeroporto para verificar pessoalmente se as obras estão sendo retomadas e confirmou a nossa reportagem que os trabalhos continuam totalmente paralisados. A construção do terminal de passageiros se encontra paralisada desde a gestão do ex-governador Wellington Dias (PT). Na época do seu governo imensos painéis foram espalhados pelas principais cidades do Piauí divulgando a construção do aeroporto que nunca foi concluído. Segundo o jornal O Estado de SP, estima-se que mais de R$ 20 milhões já foram gastos na obra.André Pessoa

Paixão de Cristo 2012 no Alto do Cruzeiro em São Raimundo Nonato

O Centro Popular Educacional e Cultural do Sertão Piauiense (CEPECSP) está com incrições abertas para fazer parte do elenco da Paixão de Cristo 2012 no Alto do Cruzeiro, em São Raimundo Nonato-PI.

O evento acontece nos dias 05 e 06 de abril de 2012.

Incrições: CEMT (Professora Olga), SASC, UESPI (Professor Agnaldo), Sulica Del Samba (89 94127930) e na Academia Eldo Ferreira (Professor Eldo Ferreira).



Fonte: PortalSRN

sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM 2011: Em Petrolina, estudantes se agitam com boato de vazamento do tema da redação


São exatamente 9:35 da manhã de sábado (22 de outubro). Há poucos minutos, mais de 24 horas antes de a prova de Redação ser aplicada,  começamos a receber de estudantes telefonemas sobre um suposto vazamento do tema da redação do Enem 2011.
De acordo com alguns estudantes, o Tema da Redação do Enem 2011 já teria vazado. Seria algo relacionado a : O Povo indígena e a Justiça brasileira.
Pode ser que não passe de boatos, mas estamos escrevendo este texto com demarcação de hora e data, para garantirmos que, caso tenha havido mais esse demonstrativo de que o MEC não possui condições (ao menos, ainda) de manter a logística para milhões de jovens, é preciso que as universidades tenham a responsabilidade de criar uma segunda fase de Redação para garantir a segurança da honestidade do processo nesse sentido.
Já havíamos dito na imprensa local, nesta semana, que o fato de as provas chegarem, em média, às 7 a manhã do sábado e ficarem apenas sob a responsabilidade de quem vai aplicar as provas, sem que haja uma fiscalização policial, em sala trancada,  é algo que põe o processo num tom muito vulnerável.
O certo seria a designação de policiamento para vigiar uma sala de cada instituição até o momento da aplicação, visto que, além das provas oficiais, há, também, provas extras, que podem ser violadas – como aconteceu no ano passado, quando a coordenadora de uma escola abriu a prova excedente e olhou o tema, passando-o ao filho em Petrolina.
Depois do cancelamento da prova em 2009 e do episódio do vazamento do tema no ano passado, quando o MEC se omitiu, os jovens ficaram entristecidos e e desconfiados quanto ao Enem – embora saibam que é o meio obrigatório para se chegar à maioria das universidades.
Esperamos que não seja verdade, que tudo não passe de boatos. Mas este registro é uma tentativa de que esse processo que envolve a vida de milhões de meninos e meninas de todo o país não lhes tire o senso de justiça num país já tão desacreditado do ponto de vista ético.
Fonte: blogfolha.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Três vereadores mudam de partido em Várzea Branca



Encerrou na última sexta-feira (07) o prazo para aqueles que desejam concorrer nas eleições de 2012 se filiarem a algum partido político, ou ainda mudarem de partido.
Em Várzea Branca, três dos nove vereadores mudaram de partido. O Vereador Nonatinho trocou o DEM pelo recém criado PSD, já o vereador Gilberto Pereira dos Santos trocou o PSDB por o recém criado PPL
O vereador Arnaldo Brasil, antes filiado ao PTB e constrangido com a iminência de uma intervenção do Diretório Regional no Diretório Municipal, e não concedendo a presidência do partido no município, filiou-se ao PMDB.
O vereador deverá ter seu mandato questionado na Justiça, em razão do instituto da fidelidade partidária, mas alegará exatamente a dispensa do partido e o desconforto que vinha tendo em sua antiga sigla partidária.
Outra mudança que chamou atenção foi a filiação do candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2008 Idevaldo Ribeiro no PSB partido do atual governador do Wilson Martins, que sempre recebeu apoio do prefeito João Melancia.
Agora fica a dúvida o governador vai apoiar o Idevaldo Ribeiro que é do partido ou o prefeito João Melancia que sempre lhe deu apoio.
Por Paulo Sergio

Motivos pelos quais os homens nunca vão entender as mulheres



Se você coloca sua mulher num pedestal e tenta protegê-la do resto do mundo, você é um porco chauvinista.
Se você fica em casa e faz todo o trabalho doméstico, você é uma bixona.
Se você trabalha demais, nunca há tempo para ela.
Se você trabalha pouco, você é um vagabundo que não presta para nada.
Se ela tem um trabalho chato e mal-pago, é exploração.
Se você tem um trabalho chato e mal-pago, você tem que mexer o traseiro e encontrar alguma coisa melhor.
Se você recebe uma promoção antes dela, é favorecimento.
Se ela consegue uma promoção antes de você, são oportunidades iguais.
Se você diz como ela está bonita, é assédio sexual.
Se fica quieto, é indiferença masculina.
Se você chora, é boiola.
Se não chora, é um insensível.
Se você bate nela, é violência contra a mulher.
Se ela bate em você, é auto-defesa.
Se você toma uma decisão sem consultá-la, você é um machista.
Se ela toma uma decisão sem consultar você, ela é uma mulher moderna.
Se você pede para ela fazer alguma coisa que ela não gosta,é dominação.
Se ela pede para você fazer alguma coisa que não gosta, é um favor.
Se você adora as formas de um corpo feminino e suas roupas íntimas, você é um pervertido.
Se não gosta, é bicha.
Se você gosta que uma mulher depile suas pernas e mantenha-se em forma, você é sexista.
Se não gosta, você não é romântico.
Se você tenta se manter em forma, você é vaidoso.
Se não, é um preguiçoso.
Se você compra flores para ela, você quer alguma coisa.
Se não compra, você não é criativo.
Se você se orgulha de suas conquistas, é um metido.
Se não, você não é ambicioso.
Se ela tem uma dor-de-cabeça, ela está cansada.
Se você tem, você não a ama mais.
Se você quer sempre, você só pensa em sexo.
Se quer pouco, deve haver outra.

Ivete comenta apresentação de Claudia Leitte no Rock in Rio

O show que a cantora Claudia Leitte fez no Rock in Rio continua dando o que falar. Desta vez, quem resolveu comentar o assunto foi a sua suposta rival, Ivete Sangalo. Assim como o líder do Chiclete com Banana, Bell Marques, a musa do axé saiu em defesa da sua colega de profissão ao ser questionada pela Caras sobre a performance de Claudinha no Rio, onde sofreu vaias do público. "Acho que a apresentação foi muito especial, tem todo o meu respeito, todo o meu carinho, sempre terá. Todo e qualquer que se utilize dessa fofoca para menosprezar ou trazer um desconforto para quem quer que seja, é alguém que está muito infeliz, precisando de ajuda", disparou a diva, que também comentou o desabafo da loira em seu blog, após as críticas recebidas por conta, ainda, do show apresentado na cidade do rock.

Para Ivete não houve excesso, já que Leitte é um ser humano. "Acho completamente plausível, nós não somos máquinas, é muito difícil ouvir algo que você não quer ouvir - isso não só para ela, mas para mim, para você, para quem quer que seja", defendeu.

Concurso Prefeitura de Coronel José Dias – PI 2011


Com a finalidade de prover vários postos vagos no quadro de servidores do município, a prefeitura da cidade piauiense de Coronel José Dias disponibilizou o edital de nº 01/2011, para a realização de concurso público.
Sob a responsabilidade organizacional da Fundação João do Vale, o certame destina-se a selecionar candidatos para o provimento de 24 vagas, sendo duas delas para a formação de cadastro de reservas, em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os proventos iniciais variam entre R$ 545,00 a R$ 5.000,00 e a carga horária dos novos servidores será de 40h semanais. Do total dessas vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico, Dentista, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Agente de Endemias, Vigia, Zeladora, Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente de Consultório Odontológico, Auxiliar Administrativo e Motorista.
Inscrições
As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br, no período de 13 a 31 de outubro de 2011.
Taxas de Inscrição
Cargos de Nível Superior: R$ 60,00.
Cargos de Nível Fundamental (Completo e Incompleto) e de Nível Médio: R$ 30,00.
Prova
A prova será realizada na cidade de Coronel José Dias, na data prevista de 04 de dezembro de 2011, às 08:00 horas, com duração máxima de 04 horas.
A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Coronel José Dias, nos endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br e em outros locais públicos indicados pela Prefeitura Municipal de Coronel José Dias.
Gabaritos
O Gabarito Oficial da Prova Escrita será divulgado através da internet, no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br e na Sede da Prefeitura Municipal de Coronel José Dias na Rua Gabriel Américo de Oliveira, s/nº – Coronel José Dias – PI, no dia 06 de dezembro de 2011.
Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, considerando, para início de contagem, a data de homologação. Essa validade poderá ser prorrogada por igual período, a juízo da Administração Municipal.
Fonte: concurso no Brasil

André Pessoa vai receber Medalha do Governador do Piauí

Vivendo desde o final da década de 1980 numa espécie de “ponte-aérea” entre o mundo e o Piauí, onde desenvolve um extenso trabalho de documentação jornalística, o repórter-fotográfico pernambucano André Pessoa, 42 anos, vai receber do governador Wilson Martins (PSB), no próximo dia 19 de outubro, em Teresina, a medalha do Mérito Renascença, como parte das comemorações do 189º aniversário da adesão do Piauí à independência do Brasil.

Segundo o documento enviado pelo Palácio de Karnak, a medalha será entregue “em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo engrandecimento da Nação Brasileira, buscando a igualdade social e trabalhando para o desenvolvimento de nosso País, nossa Região e, em especial, do Estado do Piauí”.



Durante toda a década de 1990 André Pessoa realizou um inédito trabalho de documentação fotográfica e jornalística das regiões sul e sudeste do Piauí, colocando diariamente cidades como São Raimundo Nonato (525 km de Teresina) nas manchetes dos principais jornais da capital e, eventualmente, em grandes veículos como O Estado de S. Paulo ou Correio Braziliense.

Nesse período Pessoa realizou importantes matérias para diferentes veículos de comunicação do Piauí com os repórteres Marcelo Rocha, Tânia Martins, João Carvalho, Maia Veloso, Nadja Rodrigues entre vários outros. Na mesma época ele coordenou, em diferentes períodos, as sucursais dos jornais O Dia e Meio Norte na cidade de São Raimundo Nonato, fazendo a cobertura jornalística de grande parte do sertão piauiense.

Grandes reportagens em revistas de circulação nacional também fazem parte do seu trabalho, divulgando as belezas do Piauí. Com a TV Globo ele estabeleceu uma forte parceria, em especial com o repórter Francisco José, produzindo quatro programas Globo Repórter, uma série especial de 5 matérias para o Jornal Nacional, além de reportagens no Fantástico, Esporte Espetacular, Bom dia Brasil, Jornal Hoje, entre outros telejornais. Emissoras como a Bandeirantes, Record e SBT também já gravaram documentários no Piauí com a sua produção.

Outro trabalho de extrema importância para o Piauí e que teve a sua decisiva participação, foi a descoberta e divulgação da região da Serra das Confusões que foi transformada em parque nacional. Na época, em companhia do deputado federal Paes Landim (PTB), Pessoa foi até Brasília mostrar as imagens da região ao presidente do Ibama que, de imediato, determinou os estudos que levaram a criação da reserva federal – hoje a maior área de caatinga preservada do planeta, com 800 mil hectares. Em 2004 esse trabalho fez a Câmara Municipal de Caracol lhe conceder o título de Cidadão Caracolense.

Raízes no Piauí

O convite para conhecer o Piauí no final da década de 1980 partiu dos estudantes universitários Israel Barreto e Cesário Neto, filhos de São Raimundo e que cursavam Comunicação Social na Paraíba. A ideia era criar um jornal na pequena cidade piauiense, o que terminou se concretizando em 1993 com o apoio de dois outros amigos, Valdivino Oliveira e Malaquias Santana. Batizado de “Raízes do Piauí”, o veículo circulou até meados de 1998 nos municípios da microrregião com grande repercussão cultural, política e econômica.

Nesse mesmo ano o jornal foi transformado na Fundação Cultural Raízes do Piauí, uma ong sem fins lucrativos e que teve no advogado Valdivino Oliveira seu maior e mais dedicado integrante. “Se fosse possível voltar no tempo, quem merecia essa medalha era o Valdivino, um legitimo representante da população local e que, infelizmente, nos deixou num acidente de carro em 2004 quando também perdi meu primeiro filho, Walter Neto” relembra emocionado.

Ao chegar em São Raimundo pela primeira vez, Pessoa soube reconhecer no trabalho da arqueóloga Niéde Guidon e sua equipe, o futuro da região. Não demorou muito e ele se transformou em parceiro da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), divulgando as pesquisas científicas e as belezas do Parque Nacional Serra da Capivara no Brasil e no exterior, onde já esteve em mais de 20 países.

Na verdade, grande parte da sua admiração e atual conhecimento da natureza piauiense, se deve a amizade com os mateiros Carlos Demetrio e Walter Carmelo que, ao lhe convidar para incursões nas matas da caatinga, lhe mostraram um mundo novo de animais, plantas, paisagens e homens simples. Em São Raimundo Nonato, piauienses como a pedagoga Shirley Macêdo - mãe do seu filho Renato Pessoa, atualmente com 8 anos -, e os amigos Flavinho, Júlio Filho, Mário Filho e Lucas Negreiros, terminaram se mostrando de extrema importância na sua vida.

Mais recentemente, em companhia da jornalista Tânia Martins, André Pessoa protagonizou uma das maiores campanhas ambientais da história do Piauí na tentativa de preservar a última floresta do semi-árido nordestino localizada na região da Serra Vermelha. O caso ganhou repercussão internacional paralisando um gigantesco projeto de produção de carvão vegetal e dando inicio a uma campanha para criação de um novo parque nacional na região.

Em 2008 Pessoa teve o título de cidadão piauiense aprovado, por unanimidade, pela Assembléia Legislativa, no entanto, como estava no exterior gravando parte da série Across The Amazon, composta de 5 documentários veiculados no National Geographic Channel e que levou a imagem da natureza piauiense para mais de 38 países, ele não pôde receber a homenagem.

Em Teresina Pessoa faz questão de citar o apoio recebido do ativista cultural Cineas Santos, responsável por sua primeira exposição fotográfica na capital e da parceria com o diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte, José Osmando. Recentemente ele vem contando com o apoio do empresário e ambientalista João Freitas Filho, que lhe mostrou o caminho do desenvolvimento auto-sustentável, provando que é possível gerar empregos, desenvolver o estado e manter nossas áreas selvagens preservadas.

Fonte: Agencia Raizes do Piaui